Amazonas reduz a violência em 2025 e avança nos indicadores de segurança pública

Dados da SSP-AM e do Ministério da Justiça indicam queda da violência, redução de crimes patrimoniais e avanço no combate ao crime organizado no estado

Amazonas reduz a violência em 2025 e avança nos indicadores de segurança pública Fotos: Arquivo / SECOM-AM Notícia do dia 22/01/2026

O Amazonas encerrou 2025 com queda expressiva nos principais indicadores de violência, consolidando um dos melhores desempenhos do país na área de segurança pública. Sob a liderança do governador e presidente estadual do União Brasil, Wilson Lima, os resultados refletem a atuação do Estado na condução das políticas de segurança ao longo do ano, com ações integradas, uso de inteligência, reforço do policiamento e investimentos contínuos.

 

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), consolidados no Relatório de Indicadores de Segurança e alinhados ao Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), indicam redução consistente da criminalidade em diferentes frentes, tanto na capital quanto no interior, posicionando o Amazonas entre os estados com melhor desempenho proporcional do país.

 

O governador Wilson Lima afirmou que os números refletem uma política de segurança baseada em planejamento, integração das forças e monitoramento permanente dos indicadores. “Segurança pública se faz com decisão, integração e presença efetiva do Estado. Os resultados mostram que a estratégia adotada está funcionando, com redução da violência e mais proteção para a população”, destaca o governador.

 

 

Um dos reflexos dessa estratégia foi a redução de 33% nos homicídios, que passaram de 1.055 registros em 2024 para 708 em 2025, o que corresponde a uma taxa de 16,4 mortes por 100 mil habitantes. O índice coloca o Amazonas como o 3º melhor resultado da Região Norte. 

 

Em Manaus, os indicadores foram ainda mais expressivos. Os homicídios recuaram 45%, passando de 671 para 371 ocorrências, com taxa de 16,1 por 100 mil habitantes. O estado também registrou queda de 31% nos casos de feminicídio em 2025. Na capital, a redução chegou a 47%. Esses resultados garantem ao Amazonas, o 1º lugar no desempenho a nível nacional nesse indicador.

 

Os crimes patrimoniais, que afetam diretamente a rotina da população, também apresentaram recuo relevante. O roubo de veículos caiu 31% no estado e 26% em Manaus. Já o roubo a transporte coletivo teve redução de 60%, enquanto os roubos de celulares diminuíram 32%, resultado de operações policiais direcionadas a áreas de maior incidência criminal e ações preventivas contínuas.

 

 

No enfrentamento ao crime organizado, as estratégias de segurança resultaram, em 2025, na apreensão de 46,6 toneladas de drogas, o maior volume já registrado, em toda a história do nosso estado. No mesmo período, houve aumento de 18% no cumprimento de mandados de prisão, com 4.427 ordens judiciais executadas, além da apreensão de 1.605 armas de fogo e mais de 21 mil munições.

 

“Esse é o resultado consolidado de um planejamento estratégico feito pelo governador Wilson Lima, e aplicado de forma muito integrada pelas polícias Civil e Militar, sem esquecer o apoio da Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros. Vamos seguir comprometidos em trabalhar para melhorar ainda mais a segurança para o nosso povo”, frisa o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

 

AÇÕES INTEGRADAS – Para o 2º vice-presidente estadual do União Brasil, Marcellus Campêlo, que também responde pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), os indicadores refletem o impacto direto das políticas públicas conduzidas pelo Governo do Estado em diferentes áreas.

 

“Os avanços na segurança pública são resultado de um conjunto de ações integradas do governo, que envolve planejamento, investimentos, presença do Estado e articulação entre políticas urbanas, sociais e de infraestrutura. Quando a segurança melhora, criamos condições mais favoráveis para investimentos, obras e políticas sociais, com reflexos diretos na qualidade de vida da população”, resume Campêlo.

 

Na opinião do 3º vice-presidente estadual do União Brasil, Sérgio Litaiff, os resultados reforçam que o Amazonas avança para uma estabilidade em segurança pública. “Os números evidenciam que estamos no rumo certo, com ações de governo consistentes”, afirma.