Bispo Dom José Albuquerque de Araújo (Fotos Hudson Lima)
Notícia do dia 02/02/2025
A Diocese de Parintins viveu um momento de grande emoção e espiritualidade na noite de sábado, 1º de fevereiro de 2025, com a ordenação sacerdotal do padre Washington Vieira Rodrigues.
A cerimônia aconteceu na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da diocese, e foi presidida pelo bispo Dom José Albuquerque de Araújo, com a participação do bispo emérito Dom Giuliano, dezenas de padres que atuam em Maués, Barreirinha, Nhamundá, Parintins e Boa Vista do Ramos, sacerdotes de diversos estados brasileiros e diáconos permanentes.
A ordenação do padre Washington marca um momento especial na trajetória episcopal de Dom José, sendo o segundo sacerdote ordenado sob sua gestão à frente da Diocese de Parintins. O primeiro foi o padre Erivan Silva de Souza ordenado sacerdote para a Igreja no dia 27 de janeiro de 2024.
Dom José Albuquerque de Araújo tomou posse como o primeiro bispo brasileiro a assumir a Diocese de Parintins no dia 12 de fevereiro de 2023, após ser nomeado pelo Papa Francisco.
Antes dele, a diocese foi liderada por quatro bispos italianos do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), Dom Arcangelo Cerquar (nomeado primeiro bispo prelado 1956-1961 e depois nomeado primeiro bispo diocesano 1961 até 1988), Dom João Rizatti (1989-1993), Dom Gino Malvestio (1994-1997) e Dom Giuliano Frigenni (1999-2022), que conduziram a igreja local desde o final da década de 1950, desempenhando um papel fundamental na evangelização e no desenvolvimento da fé católica na região.
Padre Washington
O novo padre Washington, natural da comunidade São Tomé, no rio Uaicurapá, zona rural de Parintins, teve uma caminhada vocacional marcada pela dedicação e pelo compromisso missionário. Como diácono, atuou nos municípios de Maués e Boa Vista do Ramos, onde conquistou o respeito e o carinho da comunidade.
Dom José celebra momento histórico para a Diocese
A Diocese tem sua origem com a criação da Prelazia de Parintins em 12 de julho de 1955, pelo Papa Pio XII, por meio da bula Ceu Boni Patris Familias, sendo desmembrada da Arquidiocese de Manaus. Sua instalação oficial ocorreu no dia 13 de novembro de 1955 por Dom Alberto Gaudêncio Ramos.
Durante a celebração, o bispo Dom José destacou a importância desse momento para a igreja e para a comunidade católica local, especialmente no ano em que a Diocese de Parintins comemora 70 anos de história. Em entrevista ao portal ParintinsAmazonas, ele expressou sua felicidade e gratidão por mais uma ordenação sacerdotal.
"Se neste ano em que a Diocese comemora 70 anos da sua história, começamos 2025 com essa ordenação presbiteral de um filho de Parintins, da comunidade São Tomé, no rio Uaicurapá, pertencente à Paróquia de São Sebastião, é porque Deus nos abençoa. O nosso diácono Washington, que a partir de hoje será chamado padre Washington, percorreu uma caminhada muito bonita no seminário aqui em Parintins e também em Pato de Minas. Agora chega a esse momento tão sublime de receber o dom do sacerdócio. Estamos todos muito felizes.", afirmou Dom José.
Dom José também ressaltou o impacto positivo da ordenação na comunidade e a importância de novos sacerdotes para a missão evangelizadora da igreja.
"É uma bênção de Deus ter mais um sacerdote para nos ajudar na missão da igreja. Que o testemunho dele possa incentivar outros jovens a responderem ‘sim’ ao chamado do Senhor. O mundo precisa de homens dedicados ao Evangelho para anunciar o Reino de Deus."
Além disso, o bispo destacou as qualidades do novo padre e a alegria que a ordenação trouxe à diocese.
"Tenho plena certeza de que o padre Washington é um homem muito preparado. Um homem de Deus, de oração, que abraça o sacerdócio com muito compromisso. É um presente de Deus para a nossa diocese."
ASSISTA
Uma renovação espiritual para o clero
Ao ser questionado sobre a experiência de ordenar um novo sacerdote, Dom José compartilhou seu sentimento de renovação espiritual e relembrou sua própria trajetória na vida religiosa.
"Quando participamos de uma ordenação, também nos lembramos da nossa. A minha aconteceu há 28 anos como padre. Há 29 anos fui ordenado diácono e há quase 9 fui ordenado bispo. Sempre é um momento para reconhecermos que Deus é fiel. Se Ele chama, Ele nos conduz, nos fortalece e nos ajuda a viver todos os desafios que o sacerdócio impõe nos dias de hoje. Sem dúvida nenhuma, a ordenação do padre Washington trouxe uma grande renovação espiritual para todo o nosso presbitério e para aqueles que participaram dessa celebração."

A ordenação do padre Washington reforça o compromisso da Diocese de Parintins com a formação de novos sacerdotes e com a evangelização, trazendo esperança e fortalecendo a fé da comunidade católica local. "É o coroamento de uma caminhada vocacional que a gente almeja, trabalha e que agora se realiza. Estamos muito felizes", afirmou o novo padre.

Texto: Hudson Lima
DRT 0001658-AM
