Central de Abastecimento Farmacêutica moderniza distribuição de medicamentos e garante atendimento em toda Parintins

Central de Abastecimento Farmacêutica moderniza distribuição de medicamentos e garante atendimento em toda Parintins Fotos: Divulgação Notícia do dia 22/01/2026

Desde sua inauguração em fevereiro de 2025, a Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) da Prefeitura de Parintins tem se consolidado como um marco na organização e eficiência da distribuição de medicamentos no município. Sob a liderança do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, a estrutura centralizada permitiu a otimização do fornecimento de itens essenciais, garantindo maior agilidade, controle e qualidade no atendimento à população, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

 

Ao longo de 2025, foram investidos cerca de R$ 10 milhões na aquisição e logística de medicamentos e insumos. O volume operacional também impressiona com mais de 10 mil volumes de itens recebidos, organizados e distribuídos, com foco principal na atenção básica e hospitalar. 

 

A CAF abastece de forma sistemática todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e das comunidades rurais, além de estruturas estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde, como o Hospital Jofre Cohen, o Núcleo de Hemoterapia, Laboratórios Municipais, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros serviços essenciais.

 

De acordo com Renato Souza, diretor da Central de Abastecimento Farmacêutica, a implantação da CAF transformou o modelo de gestão de medicamentos em Parintins. “A pedido do prefeito Mateus, criamos um novo fluxo de abastecimento que vem dando certo. Hoje, a população pode ir até os postos de saúde e comprovar que os medicamentos estão disponíveis. A CAF foi criada para abastecer diretamente as unidades e não para atendimento ao público. Por isso, é importante que os cidadãos procurem as unidades básicas e o hospital para o recebimento dos remédios”, explicou.

 

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, também destacou a importância da iniciativa. “A gestão do prefeito Mateus e da vice-prefeita Vanessa foi decisiva para a reorganização e modernização da nossa estrutura de distribuição de medicamentos. Esse investimento expressivo, aliado à visão técnica e estratégica, nos permitiu garantir que os insumos cheguem com eficiência às unidades, beneficiando diretamente quem mais precisa: a população de Parintins”, afirmou o secretário.