Charles Garcia conquista prata histórica nos Jogos Escolares em Uberlândia MG

Charles Garcia conquista prata histórica nos Jogos Escolares em Uberlândia MG Fotos: Ednilson Maciel Notícia do dia 26/10/2025

“Quem foi que disse que eu não chegava? Se a minha meta era de chegar... Ora, não saí primeiro, mas chegar já é vencer.” Assim, os versos do poeta amazonense Chico da Silva, na música “Chegada”, embalaram o espírito das meninas da Escola Municipal Charles Garcia, de Parintins, que emocionaram os presentes na quadra do Sesi Gravatás, ao conquistar a medalha de prata no handebol feminino nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, em Uberlândia (MG).

 

O feito é histórico: entre 61 municípios do Amazonas, foi uma escola pública municipal, do bairro Santa Rita, que chegou à final de uma das maiores competições estudantis do país — e representou o estado com orgulho, raça e coração.

 

Na grande decisão, disputada neste domingo (26), as amazonenses lutaram até o fim, mas foram superadas por 21 a 17 pelo Colégio Anglo Líder, de São Lourenço da Mata (PE). Um jogo digno de final — de igual para igual.

 

 

Um jogo de gigantes

 

Sob o comando do técnico Márcio Santos, o time do Charles Garcia mostrou garra e talento durante toda a competição. No sábado (25), a equipe já havia impressionado ao vencer o time de Brasília (DF) por 31 a 22, garantindo a vaga na grande final da série Prata.

 

Mesmo diante de um adversário com jogadoras fisicamente mais altas, as meninas de Parintins não se intimidaram. “Elas foram gigantes”, disse Márcio, com orgulho.“Jogar contra o campeão brasileiro de clubes e fazer frente do jeito que fizemos é motivo de muito orgulho. Tivemos alguns erros de finalização, mas em nenhum momento faltou entrega. As meninas representaram com honra o nosso município e o Amazonas inteiro”, declarou o treinador, emocionado.

 

De Parintins para o Brasil

 

Para chegar a Uberlândia, o caminho foi longo. As meninas precisaram vencer etapas locais: Jogos Escolares de Parintins (JEPs) e Polo Baixo Amazonas do JEAs (Jogos Escolares do Amazonas), em Manaus, superando escolas de todo o Amazonas. “Aqui, a gente não veio a convite. Conquistamos a vaga com muito esforço e dedicação”, destacou o professor Márcio Santos.

 

O feito é ainda mais simbólico: trata-se de uma escola pública municipal competindo de igual para igual com grandes colégios públicos e particulares do país. “Elas fizeram bonito. Representaram Parintins e o Amazonas com o coração”, completou o técnico.

 

 

Vitrine para o futuro

 

A excelente campanha chamou atenção de olheiros de clubes e seleções de base de vários estados. Quatro atletas da equipe — Kayra, Analu, Luiza e a goleira Rosianne Martins — despertaram o interesse de técnicos de Rio Grande do Sul, Paraná e Piauí, e podem ser convocadas para campeonatos nacionais e até para a Seleção Brasileira de base.

 

“Isso mostra que o trabalho dá resultado. Fico muito feliz em saber que nossas meninas estão sendo vistas. Elas têm talento e merecem essa chance”, disse Márcio, orgulhoso.

 

“Chegar já é vencer”

 

A emoção também tomou conta das atletas. Luiza Ávila, uma das destaques da equipe, resumiu o sentimento da equipe com maturidade e gratidão:

 

“Foi uma experiência muito boa representar meu estado e meu município. A gente chegou longe e deu o nosso melhor. Agradeço aos nossos professores e ao prefeito Mateus Assayag, que acreditou na gente e nos apoiou em tudo.”

 

O técnico também fez questão de agradecer o apoio da prefeitura de Parintins:

 

“Se não fosse o apoio do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, nós não estaríamos aqui. Eles arcaram com todas as despesas e acreditaram nesse projeto. E o esporte é isso: transforma vidas e abre portas para nossos jovens”, afirmou.

 

O esporte que transforma

 

Para o coordenador de handebol do Amazonas, Edivaldo Marques, o resultado foi marcante:

 

“É uma equipe muito bem treinada. Para meninas que participam pela primeira vez de uma competição nacional, enfrentar de igual para igual as grandes potências do país é um resultado excelente. Basta dar continuidade ao trabalho, que o futuro será ainda mais promissor.”

 

 

Novo ciclo já começou

 

Sem muito tempo para descansar, a Escola Charles Garcia já se prepara para os Jogos Escolares de Parintins, que começam no dia 3 de novembro. E se depender do espírito das meninas, mais conquistas virão.

 

Porque, como diz a canção que inspirou o time, “chegar já é vencer” — e o Amazonas já venceu ao ver suas meninas de Parintins brilharem entre as melhores do Brasil.

 

Por Ednilson Maciel | De Uberlândia (MG)