Prefeitura de Parintins impulsiona turismo com chegada do primeiro navio de 2026 na Boca da Valéria

Prefeitura de Parintins impulsiona turismo com chegada do primeiro navio de 2026 na Boca da Valéria Foto: Sidney Simas  Notícia do dia 05/02/2026

A comunidade de São Paulo, na Boca da Valéria, em Parintins, recebeu nesta quarta-feira (04), o primeiro navio turístico de 2026. Com cerca de 800 pessoas, entre passageiros e tripulantes, o MS Insignia já havia passado pela sede do município no último domingo (01), dando continuidade à temporada de transatlânticos 2025/2026.

 

A chegada do navio marcou oficialmente o início das atividades turísticas do ano na região, com impulso direto na economia local, beneficiando artesãos, condutores de trilhas, barqueiros e moradores que atuam na recepção dos turistas.

 

 

Nicléa Colares, turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo, destacou a importância do momento para o fortalecimento do turismo e da economia local, ressaltando o envolvimento direto da comunidade e o potencial natural da região como atrativo para os visitantes. “É o primeiro navio que chega aqui no ano de 2026, para trazer o turismo, para fomentar a economia local. A comunidade está participando ativamente, vendendo artesanato, vendendo seus produtos. Também nós temos aqui muitos atrativos, como a própria Serra da Valéria, a natureza em si, a fauna, flora, que podem ser observados aqui a olho nu pelos turistas”, destacou.

 

Moradora da Boca da Valéria, a comerciante Vanilza Pires ressaltou que a presença dos turistas representa uma oportunidade concreta de geração de renda para as famílias da comunidade. “É bom porque a gente vende o artesanato e aí já dá pra ajudar no orçamento de casa. Comprar alimento pra gente e, assim, todo mundo aqui tem um pouquinho de artesanato pra vender. Entalhação de madeira, colar, bolsa, bonequinha de pano, é isso que a gente vende aqui e é muito bom porque pelo menos ajuda no orçamento de casa”, reforçou.

 

 

Para a artesã Elda Vieira, a chegada do navio vai além dos benefícios econômicos, alcançando também outras comunidades da região. “Eles vêm para trazer um benefício para nossa comunidade. Não é só para nós, para várias comunidades, como a Santa Rita, Samaria, Betel, Bete Semes, outras comunidades que sempre se fazem presente. Então para nós é uma grande satisfação estar aqui nesse dia, com esse movimento, e trazer alegria para todos que estão aqui presentes”, relatou.

 

A Prefeitura de Parintins tem investido de forma estratégica no fortalecimento do turismo na região. O objetivo é garantir um turismo sustentável, promovendo o intercâmbio cultural e gerando renda para as comunidades. A expectativa é de que, ao longo de 2026, novos navios atraquem na região, consolidando a Valéria como um dos principais cartões-postais turísticos de Parintins e do Baixo Amazonas.