FOTOS: Divulgação/Assessoria
Notícia do dia 07/01/2026
O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR) avançou em debates sobre a economia regional e nacional no último ano. Entre os destaques do último ano, estão a elaboração da “Carta dos Economistas da Amazônia Legal”, a fusão dos conselhos regionais de economia do Amazonas e Roraima, além do desenvolvimento de soluções para o desenvolvimento regional. A projeção para 2026 é de continuidade e ampliação dos trabalhos realizados.
"O Corecon AM/RR desempenha um papel crucial na economia local, garantindo ética e um elevado padrão de excelência profissional, que são fundamentais para um ambiente de negócio saudável e transparente, ao mesmo tempo que é responsável pela fiscalização e valorização do economista. Tudo isso é uma forma de contribuir para elevar o número de economistas atuantes na região", destacou a conselheira efetiva do Corecon-AM/RR e ex-presidente da entidade, Michele Aracaty.
Em 2025, a 13ª edição do Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) aconteceu em Manaus. Com o tema “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30", o encontro promoveu a elaboração da “Carta dos Economistas da Amazônia Legal”, documento que reuniu propostas econômicas para o desenvolvimento da região.

Outro avanço importante foi a fusão do Conselho Regional de Economia da 27ª Região (Corecon-RR) ao Conselho Regional de Economia da 13ª Região (Corecon-AM). A decisão foi baseada em uma reestruturação organizacional e à otimização de recursos e de processos.
Para o fortalecimento do setor econômico nos próximos anos, o conselho focou em três frentes de atuação: economistas, estudantes e sociedade em geral. Criação de canais de transparência, ampliação de convênios, promoção de eventos, reativação do Corecon Acadêmico e parceria com os conselhos de Contabilidade e Administração foram algumas das principais atuações.
Um dos compromissos firmados em 2025 para 2026 é receber o 4° Simpósio Mulher Economista, que deve ocorrer em junho deste ano. A iniciativa é inédita para o conselho de Economia do AM e RR e um passo importante para a participação ativa das mulheres do setor econômico.
Codam
Desde julho de 2025, o Corecon-AM/RR passou a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam). Anteriormente, o Corecon participava apenas como entidade convidada durante as reuniões. A integração dos dois conselhos fortalece e amplia a valorização dos economistas em meio às decisões ligadas ao desenvolvimento do estado.
Cooperação institucional
A Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e o Conselho Federal de Economia (Cofecon) assinaram, em dezembro de 2025, um termo de cooperação institucional que estabelece ações voltadas à ampliação da divulgação de publicações e informações econômicas, além de incentivar a participação de profissionais vinculados a ambas as instituições em eventos e publicações.
O documento foi assinado pela presidente do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, e pelo presidente da SOBER, Marcus Peixoto, e terá vigência inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação mediante manifestação das partes.