Fotos: Arquivo Pessoal
Notícia do dia 01/11/2025
Com direito a muito “dois pra lá e dois pra cá”, o mestre em dança e coreógrafo amazonense Wilson Junior finaliza neste sábado, 1º, a sua participação inédita na São Paulo Escola de Dança. O arte-educador foi convidado para ministrar aulas de boi-bumbá na instituição paulista e encerra sua contribuição pedagógica com uma coreografia inédita executada pelos próprios alunos.
Serão duas apresentações coreográficas montadas por Wilson, uma do boi Caprichoso e outra do Garantido, as duas figuras que protagonizam o Festival Folclórico de Parintins, o maior espetáculo a céu aberto do mundo. As exibições acontecem serão apresentadas pelos alunos da turma Dança e Performance, coordenada pelo coreógrafo durante 40 dias.
Para Wilson, poder expandir os conhecimentos e a força da dança popular do Norte para a metrópole do país é fundamental para a difusão da cultura nortista no país.
“Foi uma oportunidade ímpar mostrar um pouco da cultura do Amazonas, através do boi-bumbá, dentro de uma das instituições de dança mais importantes do Brasil e numa cidade que respira cultura. Foi uma experiência incrível, foi uma aceitação maravilhosa dos alunos, todos empolgados e o resultado foi bastante satisfatório”, disse Wilson.

Técnica Boi de Quilombo
Junior afirmou que as aulas ministradas foram baseadas no projeto “Boi de Quilombo”, de sua própria autoria, que desenvolve um trabalho de cultura indígena e afro-brasileira por meio da técnica de dança boi de quilombo, idealizada por ele.
“Nós fizemos uma grande imersão dentro do processo de boi-bumbá, desde as aulas teóricas até a parte prática, de uma forma bem abrangente e intercedendo com vários outros estilos de dança. Além disso, teve roda de conversas, seminários, trabalhos direcionados, enfim, todo um conteúdo programático desenvolvido para que os alunos pudessem absorver o que há de melhor sobre o boi-bumbá”, frisou.
Experiência rica
O dançarino Matheus Rodrigues, aluno da São Paulo Escola de Dança, elogiou a metodologia de ensino proposta por Wilson e afirmou que as aulas de boi-bumbá foram enriquecedoras.
“Foi uma experiência única para mim, pois entrei na cena da dança há um ano e poder conhecer tudo sobre o boi-bumbá e o festival de Parintins foi algo muito rico. O professor Wilson foi maravilhoso, com aulas bem potentes, ensinamentos valiosos, ele proporcionou uma imersão enriquecedora nessa turma. Saio muito mais conhecedor da cultura do Amazonas”, pontuou o dançarino.
Agradecimentos
Por fim, Wilson agradeceu pela oportunidade de poder ministrar aulas na São Paulo Escola de dança e afirmou que o convite foi um reconhecimento do seu trabalho. “Agradeço ao Luiz Anastácio, coordenador de cursos da instituição, pela oportunidade de poder levar de forma pedagógica a dança popular do Norte para a instituição, é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito e construído com muita firmeza, amor, carinho e, principalmente, determinação e profissionalismo”, finalizou.