Fotos: Rafaela Soares
Notícia do dia 28/12/2023
Da Redação - O eterno tripa do Boi Bumbá Caprichoso, Markinho Azevedo, que faleceu na madrugada de quinta-feira, 28 de dezembro, recebeu ao longo do dia, diversas homenagens. Uma delas, em especial, foi a presença do mestre Jair Mendes, com quem o tripa iniciou a carreira.

Mestre Jair Mendes chegou ao Curral Zeca Xibelão, vestindo o azul do Caprichoso. Emocionado, seu Jair lembrou o início da trajetória de Markinho.

"Ele era meu ajudante. Aliás, é uma história até engraçada. Quem trabalhava comigo era o irmão dele, o Rei. Aí o Rei disse: Seu Jair, dá para o senhor arrumar um lugarzinho para um rapaz que não está fazendo nada lá em casa? Eu disse que poderia trazer. Era o Markinho. Aí eu comecei a gostar dele. Conheci primeiro como ele era, as coisas que ele fazia. E vi que ele fazia trabalhos arriscados, mas que sempre davam certo. Tudo o que ele fazia era bom. Ele era muito importante para o Festival. Mas principalmente muito importante para o Caprichoso."

Markinho Azevedo era vice-presidente do Boi Mirim Tupy. As crianças, itens e a diretoria do bumbá também prestaram homenagem com uma emocionante apresentação. O secretário do boizinho, Inalado Tavares, falou em nome da agremiação.

"Que possamos nesse momento dizer até logo, Markinho. Mas em breve estaremos todos juntos. Ele nos deixou mas está deixando uma marca muito importante no nosso boizinho. Ele deixou projetos muito importantes e nós vamos dar continuidade. Então, onde você estiver, Markinho, nós estaremos aqui numa corrente só. Que você possa descansar em paz, meu amigo, que você possa olhar por nós lá de cima, porque você é mais uma estrela que vai brilhar no céu. É assim no Boi Caprichoso e no Boi Tupy."
O filho de Markinho, Alexandre Azevedo, agradeceu, emocionado, as homenagens prestadas ao seu pai.
"Obrigado pela homenagem ao meu pai. Eu sabia que o meu pai era querido em Parintins mas eu não sabia a dimensão disso e eu estou vendo essa dimensão da maneira mais triste, porque hoje é o dia mais triste da minha vida. Mas eu estou feliz de ver que o meu pai era muito querido e por ver que ele deixou um grande legado para todas essas crianças. E sigam firmes, acreditem. Vocês podem conseguir também.
O sepultamento do artista está previsto para às 9h de sexta-feira, 29 de dezembro.
Por Rafaela Soares / Jornalista - Especial para o Site ParintinsAmazonas