Em Boca do Acre e Pauini, Governador Wilson Lima reforça setor primário com implementos, insumos e documentos rurais

Ações fortalecem a agricultura familiar na região do Purus, ampliam a produção no interior e garantem acesso a crédito e políticas públicas

Em Boca do Acre e Pauini, Governador Wilson Lima reforça setor primário com implementos, insumos e documentos rurais FOTOS: Arthur Castro e Mauro Neto/Secom Notícia do dia 07/02/2026

O governador Wilson Lima realizou, neste sábado (07/02), a entrega de equipamentos, insumos produtivos e documentos rurais para trabalhadores do setor primário dos municípios de Boca do Acre e Pauini (a 1.028 e 923 quilômetros da capital, respectivamente). As ações, coordenadas por órgãos do sistema Sepror, fazem parte da política de interiorização dos investimentos do Governo do Amazonas, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, na geração de renda e no aumento da produção local.

 

“Boca do Acre tem um potencial muito grande, principalmente na pecuária. E, hoje, a gente está entregando implementos, sementes, motores, mudas, além da documentação para esses pequenos produtores que há muito tempo esperavam essa ação do Estado. Isso ajuda a aumentar a produção e melhorar a renda dessas famílias”, destacou o governador Wilson Lima.

 

Participaram das entregas o deputado federal Átila Lins; os deputados estaduais Alessandra Campêlo, Adjuto Afonso e Dr. Gomes; além de autoridades locais, lideranças, secretários de Estado e produtores rurais. Em Boca do Acre, esteve presente o prefeito Frank Barros, e em Pauini o prefeito Renato Afonso.

 

Nos dois municípios, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) entregou um conjunto de implementos agrícolas para associações e produtores, incluindo certificado digital para entidades do setor primário, motores estacionários, caixas térmicas de grande capacidade, kits de sementes, grupos geradores, forno mecanizado, filtros de purificação de água, pulverizadores costais, fornos de grande porte e roçadeiras. Os equipamentos auxiliam desde o preparo do solo até o beneficiamento, armazenamento e conservação da produção.

 

Em Boca do Acre, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) distribuiu, também, 300 mudas de café e dois mil sacos de ráfia para apoiar o escoamento da produção, além do repasse de crédito do programa +Crédito Amazonas Feirante a trabalhador da feira local, incentivando o comércio de produtos regionais.

 

 

As ações incluíram ainda a regularização documental dos produtores rurais. Por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), foram entregues Cartões do Produtor Primário (CPP) e Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), documentos que garantem acesso a políticas públicas, financiamento rural, programas de compras governamentais e outros benefícios. Em Boca do Acre, foram emitidos 55 CPPs e 32 CAFs. E em Pauini, outros 55 CPPs e 32 CAFs foram entregues a agricultores familiares.

 

A agricultora Maria da Conceição Almeida, de 57 anos, moradora de uma comunidade rural de Boca do Acre, recebeu sementes durante a ação e destacou a importância do apoio para manter a produção.

 

“É muito importante para nós. No inverno, a gente perde muita coisa da lavoura. Quando chega o verão, tem que começar tudo de novo. Aí vem essa ajuda com semente, com orientação, com financiamento pra gente recomeçar. Vem hortaliça, milho, feijão, arroz. Isso ajuda muita gente”, afirmou a agricultora.

 

A Secretaria Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) também reforçou a ação com a distribuição de filtros de água potável em Pauini, contribuindo para melhores condições de trabalho, saúde e qualidade de vida nas comunidades rurais.

 

Com as entregas, o Governo do Amazonas amplia o apoio direto aos produtores do interior, moderniza a atividade rural, fortalece as cadeias produtivas locais e garante mais oportunidades de geração de renda para quem vive do campo, promovendo desenvolvimento econômico e segurança alimentar em toda a região do Purus.