Foto: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM
Notícia do dia 06/11/2025
Com apoio da Prefeitura de Parintins, 11 escolas da zona rural e mais de 300 estudantes atletas da rede municipal de ensino participam da 40ª edição dos Jogos Escolares de Parintins. Com o investimento logístico em transporte, alimentação e hospedagem, o governo de Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves, mostraram que com apoio e incentivo, a educação no campo descobre talentos e forma campeões, como os alunos/atletas da Escola São Francisco, da comunidade Mato Grosso.
Com dezenas de pódios nas modalidades individuais, com destaque para o atletismo, realizado de 3 a 5 de novembro, os atletas mostraram a força da zona rural, conquistando 80 medalhas, sendo 27 de ouros, 24 pratas e 29 bronzes. Medalhistas esses, que retornam a sede do município no mês de março de 2026, para a disputa da seletiva que define os representantes de Parintins no Polo III.
O maior destaque da rede municipal nos jogos estudantis é a Escola São Francisco, da comunidade Mato Grosso, da região da Gleba de Vila Amazônia, conquistando 11 medalhas, sendo 6 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. Das 42 escolas que participam da edição, o educandário do campo, com 20 atletas, brilhou e é a segunda melhor colocada na somatória geral de medalhas na disputa das modalidades individuais, perdendo apenas para o CETI Dep. Gláucio Gonçalves, da rede estadual, que soma até o momento 26 medalhas, sendo 16 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze.
O atleta da escola São Francisco, Yuri Nilmar Vieira, conquistou dois ouros, nos 150m e no salto em distância. “Quero agradecer aos meus professores que deram essa oportunidade, e a Prefeitura de Parintins. Estou muito feliz com essas duas medalhas de ouro, representando bem a minha comunidade e a escola. Espero estar aqui novamente no outro ano para mais conquistas”, comemorou.
A aluna/atleta Maria Eduarda Malício conquistou ouro nos 200m e foi bronze no salto em distância. “Participei pela primeira vez dos jogos e é uma honra ter participado e conquistado medalhas para minha comunidade do Mato Grosso. Só agradecer aos professores que nos incentivam e a Deus por viver esse momento”, disse contente.
“É uma satisfação e alegria trazer os nossos alunos. Não é fácil, a gente encara muitas dificuldades, mas, com dedicação e esforço deles e de toda a nossa equipe escolar tivemos um bom desempenho na competição, que graças a Deus saímos vitoriosos, conquistando ouro, prata e bronze”, revela a professora de Educação Física, Lidiane Malício.
Com o término da participação das escolas da zona rural nas disputas das modalidades individuais, uns retornam e outros atletas chegam à sede do município, dessa vez, para a disputa das modalidades coletivas que iniciam nesta sexta-feira, 7.
Confira o Top 5 das escolas da rede municipal, estadual, federal e de ensino privado que mais ganharam medalhas nas modalidades individuais: atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e badminton. As escolas da zona rural, em sua maioria, participam somente da modalidade atletismo.
1° CETI (26 medalhas): 16 ouros; 6 pratas e 4 bronzes.
2° E.M. São Francisco do Mato Grosso (11 medalhas): 6 ouros; 3 pratas e 2 bronzes.
3° E.M. Cristo Rei (13 medalhas): 5 ouros, 4 pratas e 4 bronzes.
4° E.M. Lila Maia (12 medalhas): 5 ouros, 3 pratas e 4 bronzes.
5° Colégio Batista (11 medalhas): 5 ouros; 2 pratas e 4 bronzes.
Os campeões do 40° Jogos Escolares de Parintins são anunciados por categorias, sendo mirim, infantil, juvenil e juniores. Os jogos seguem até o dia 14 de novembro.