Prefeitura de Parintins realiza neste sábado, 25, Festival das Araras na Vila Amazônia

Prefeitura de Parintins realiza neste sábado, 25, Festival das Araras na Vila Amazônia Foto: Sidney Simas – SECOM Notícia do dia 23/10/2025

Nas cores azul e vermelho, a Gleba de Vila vai manifestar parte da cultura e da arte da zona rural de Parintins com a realização do VIII Festival das Araras no dia 25 de outubro. A festividade conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Parintins, que monta estrutura logística, pessoal e financeira.

 

A festa será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Parintins, um trabalho dos comunicadores da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM). Ao longo dessas últimas semanas, equipes de profissionais viajam constantemente à localidade para produzir conteúdos informativos e divulgação dessa expressão cultural.

 

 

O local das apresentações será o campo Cláudio Navarro, ao lado da recém inaugurada Cidade da Criança. Todo o ambiente contará com estrutura de arquibancadas, palco, sonorização, iluminação, banheiros, e demais espaços para dar conforto e segurança aos brincantes e expectadores. A festividade também vai contar com atuação da Polícia Militar, Conselho Tutelar, equipe de saúde, Guarda Municipal e demais órgãos.

 

Asas da Ancestralidade

 

A agremiação Arara Azul tem como tema “Asas da Ancestralidade”. A proposta é exaltar e celebrar suas origens, pessoas e fatos que ajudaram a construir a Vila Amazônia, em especial, a Arara Vermelha. 

 

O Festival das Araras mobiliza a Vila Amazônia, apaixonada pela Arara Azul, a torcedora Helen Cristina Andrade, não contém a expectativa para uma grande apresentação. “Eu sou Arara Azul de alma e coração. A Arara Azul representa algo sobrenatural na nossa vida. É algo que a gente como torcedor não consegue explicar. A emoção de ver a nossa agremiação na arena, de ver todo um trabalho sendo conquistado, sendo produzido, para nós levarmos um grande espetáculo”, conta emocionada.

 

 

Pytang Gua’a: Símbolo de Resistência da Floresta

 

“A gente vai retratar sobre a Amazônia, dar um grito à preservação e contar um pouquinho mais sobre ela, a rainha da floresta, que é a arara vermelha. A Arara Vermelha representa para a Vila Amazônia muito amor, muita paixão. Ela representa a Vila Amazônia de todas as formas, porque a Arara Vermelha traz uma diversidade cultural muito grande”, conta o presidente da Arara Vermelho, Wenderson José.

 

 

No galpão improvisado na antiga fábrica de tijolos da Vila, artistas e comunitários criam alegorias, figurinos e acessórios que serão apresentados na arena. Wenderson José conta que, com o apoio da Prefeitura de Parintins, o Festival das Araras 2025 tem tudo para ser um dos maiores e melhores da história de Vila Amazônia.

 

Festival, história

 

Com 54 comunidades, a Gleba de Vila Amazônia iniciou essa festividade em 2011 quando ainda era denominado “Festival das Cores” (até 2016). No início a festa tinha como objetivo arrecadar recursos para o Dia Nacional da Juventude, programação realizada pelos jovens da comunidade. De 2017 a 2023 não foi realizado. A nomenclatura “Festival das Araras” passou a ser usada a partir de 2024 com a retomada da festa.

 

O festival conta com 17 itens que são: Apresentador, Cantador, Canto Letra e Música, Guardiã Arara, Rainha Cabocla, Guerreira Cunhã, Xamã, Coreografia, Danças Regionais, Celebração, Figura Típica Regional, Lendas e Mitos, Ritual Indígena, Povos Originários, Alegoria, Galera e Organização do Conjunto Folclórico.

 

Para as duas agremiações e os comunitários, o Festival das Araras configura-se nos últimos anos como a maior manifestação artística da Vila Amazônia e deve se consolidar como o grande evento cultural da localidade.