Fotos: Pedro Coelho – SECOM
Notícia do dia 05/12/2025
A tradição é fé celebram uma das datas mais importantes do mês de dezembro, o nascimento do menino Jesus. Pensando na temporada natalina, a Prefeitura de Parintins e representantes das pastorinhas realizaram a primeira reunião de alinhamento para o 25° Festival das Pastorinhas de Parintins, na tarde desta quinta-feira (4).
Durante o encontro foram discutidos logística, infraestrutura, divulgação, sorteio da ordem de apresentação e anúncio de investimentos. O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, coordenou o momento afirmando que não medirá esforços para realizar um grande evento.
"Sem dúvida nenhuma, o 25° Festival de Pastorinhas será o maior de todos os tempos. São 56 mil reais que estamos repassando hoje para que as agremiações possam se preparar e fazer uma belíssima apresentação. E como eu sempre digo, não é um investimento na festa, mas sim na cultura, na economia e na oportunidade de renda para todos", disse Mateus Assayag.

A secretária de cultura e economia criativa, Rozenilce Santos, destacou a festividade como patrimônio cultural do município. "Sabendo dessa importância e também com a sua visão de que a cultura é um dos vetores econômicos da nossa cidade, o prefeito Mateus Assayag fez o repasse de R$56 mil pra que as pastorinhas possam fazer todos os preparativos necessários pra fazer uma grande apresentação", destaca.
"É uma grande alegria nos reunimos nessa tarde com o prefeito Mateus Assayag e a secretária de cultura, Rozenilce Santos, que também fez parte dessa oportunidade de reunirmos com todas as mestras. E o nosso festival já está tudo certo, vamos ter um dos melhores festivais e graças a Deus as pastorinhas vêm fazendo trabalho grandioso em todas as comunidades", disse a presidente da associação das pastorinhas, Mara Siderval.
A coordenadora da Pastorinha Filhas de Judá e mestre de cordão há 24 anos, Rosário Beltrão, comentou sobre os preparativos para o festival. "A nossa expectativa é muito grande, eu acho que não só eu, enquanto mestre da pastorinha filha de Judá, mas como de todas as pastorinhas estão nessa expectativa, e este ano não vai ser diferente. Todo mundo almeja fazer uma boa apresentação", afirma.
No encontro ficou definido a seguinte ordem de apresentação:
1° Filhas de Maria do Aninga
2° As Natalinas do Palmares
3° Filhas de Maria do Djard Vieira
4° Filhas de Maria do Parananema
5° Filhas de Maria do São Francisco
6° Filhas de Judá do Itaúna I
7° Filhas de davi do Palmares
"A gente convida a população parintinense pra esse grande momento, pra esse grande festival que vai acontecer no dia 27 de dezembro, ali no anfiteatro Sila Marçal", convida a secretária de cultura Rozenilce Santos.