Boi Garantido celebra 1 ano do reconhecimento do Quilombo da Baixa da Xanda

Encontro foi marcado por entrega de bolsas de estudo da UFAM para estudantes moradores e levantamento das principais demandas da comunidade

Boi Garantido celebra 1 ano do reconhecimento do Quilombo da Baixa da Xanda Fotos: Divulgação Notícia do dia 01/12/2025

A comunidade da Baixa da Xanda, berço do Boi Garantido, celebrou no domingo (30), um ano de mobilização que culminou no reconhecimento da localidade como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, em junho deste ano. O encontro foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Patrimônio e Memória da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido.

 

Realizado no Mercado Municipal Lindolfo Monteverde, o evento reuniu moradores e apoiadores em uma programação marcada pelo fortalecimento da identidade e valorização da memória do local. Há um ano, em 30 de novembro de 2024, houve a realização do primeiro encontro de mobilização. 

 

Neste ano, durante a atividade, foram entregues três bolsas de estudo a estudantes da comunidade, oferecidas por professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

 

A programação iniciou por volta de 8h30, com a formação do Coletivo Comunidade do Quilombo da Baixa da Xanda e a apresentação de um levantamento social que reúne demandas prioritárias da comunidade.

 

Por volta de 10h, houve a assinatura da ata da comunidade, reforçando o compromisso com a organização social e política da Baixa. A programação contou ainda com café da manhã, distribuição de Kits de brindes do Boi Garantido e apresentação do grupo Toada de Roda. 

 

O evento representou não apenas um marco histórico para a Baixa da Xanda, mas também o fortalecimento do vínculo do Boi do Povão com suas raizes quilombolas, reafirmando a importância da preservação da memória de Germana, Alexandrina, Lindolfo Monteverde e tantas outras figuras, e do patrimônio cultural da comunidade.