
A gestão do prefeito Mateus Assayag (PSD) deu início a uma obra inédita no interior do Amazonas: a construção da primeira Oficina Ortopédica de Parintins, com investimento de R$ 1.282.682,82. O projeto está sendo viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Parintins e o Governo Federal, através da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A obra será executada ainda este ano no Bairro Emílio Moreira, conforme resultado do Pregão Eletrônico nº 014/2025, vencido pela empresa Amazoncreto Construções LTDA (CNPJ 07.355.725/0001-41).
“Nosso governo tem foco especial nas pessoas com deficiência. Essa população enfrenta grandes barreiras de acesso à educação, trabalho e renda. Queremos mudar essa realidade com ações concretas e estruturantes, como essa oficina”, destacou o prefeito Mateus Assayag.
Ação vai beneficiar mais de 10 mil pessoas em Parintins
Estima-se que mais de 10 mil pessoas com deficiência vivem em Parintins, número que reforça a urgência de estruturas especializadas no município. A nova oficina permitirá a produção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, promovendo maior autonomia e qualidade de vida.
No estado do Amazonas, existe atualmente apenas uma Oficina Ortopédica pública habilitada pelo Governo Federal: o Centro de Reabilitação Antônio Aleixo, localizado em Manaus. Esta unidade oferece serviços de reabilitação e confecçaÌo de dispositivos ortopédicos, porém não consegue atender com agilidade e alcance a demanda do interior do estado.
“Com a instalação da oficina ortopédica em Parintins, vamos garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a órteses e próteses com custo mais baixo, perto de casa e sem a necessidade — dependendo da complexidade de se deslocar até Manaus, o que muitas vezes exige passagem, estadia, transporte e alimentação. Parintins, como município polo do Baixo Amazonas, também poderá atender cidades vizinhas do Amazonas e do Pará, levando mais inclusão e dignidade para quem mais precisa.” Prefeito Mateus Assayag.
Atualmente, o Brasil conta com 360 serviços que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência habilitados pelo Ministério da Saúde. São eles: 182 CERs II; 76 CERs III; 52 CERs IV; e 50 oficinas ortopédicas. O Amazonas conta com sete serviços, sendo 2 CERs II, 4 CERs III, e 1 oficina ortopédica.
Avanço para a inclusão e justiça social
Dados da PNAD Contínua 2022 revelam que o Amazonas tem aproximadamente 253 mil pessoas com deficiência, e que a maioria enfrenta grandes obstáculos na educação e no mercado de trabalho. Em todo o Brasil, 63,3% das pessoas com deficiência com 25 anos ou mais não completaram a educação básica, e apenas 7% concluíram o ensino superior.
A construção da Oficina Ortopédica representa um marco na política pública de inclusão no interior do estado, com impacto direto na vida de milhares de pessoas. Com início garantido em 2025, a obra reforça o compromisso do prefeito Mateus Assayag com um governo mais justo, acessível e humano.