Gestão do prefeito Mateus Assayag investe 1,2 milhão na primeira Oficina Ortopédica no interior do Amazonas

Obra começa a ser executada no sem 2025 no Bairro Emílio Moreira e vai beneficiar mais de 10 mil pessoas com deficiência em Parintins

Gestão do prefeito Mateus Assayag investe 1,2 milhão na primeira Oficina Ortopédica no interior do Amazonas Prefeito Mateus Assayag Notícia do dia 19/05/2025

A gestão do prefeito Mateus Assayag (PSD) deu início a uma obra inédita no interior do Amazonas: a construção da primeira Oficina Ortopédica de Parintins, com investimento de R$ 1.282.682,82. O projeto está sendo viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Parintins e o Governo Federal, através da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

A obra será executada ainda este ano no Bairro Emílio Moreira, conforme resultado do Pregão Eletrônico nº 014/2025, vencido pela empresa Amazoncreto Construções LTDA (CNPJ 07.355.725/0001-41).

 

“Nosso governo tem foco especial nas pessoas com deficiência. Essa população enfrenta grandes barreiras de acesso à educação, trabalho e renda. Queremos mudar essa realidade com ações concretas e estruturantes, como essa oficina”, destacou o prefeito Mateus Assayag.

 

Ação vai beneficiar mais de 10 mil pessoas em Parintins

 

Estima-se que mais de 10 mil pessoas com deficiência vivem em Parintins, número que reforça a urgência de estruturas especializadas no município. A nova oficina permitirá a produção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, promovendo maior autonomia e qualidade de vida.

 

No estado do Amazonas, existe atualmente apenas uma Oficina Ortopédica pública habilitada pelo Governo Federal: o Centro de Reabilitação Antônio Aleixo, localizado em Manaus. Esta unidade oferece serviços de reabilitação e confecção de dispositivos ortopédicos, porém não consegue atender com agilidade e alcance a demanda do interior do estado.

 

“Com a instalação da oficina ortopédica em Parintins, vamos garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a órteses e próteses com custo mais baixo, perto de casa e sem a necessidade — dependendo da complexidade de se deslocar até Manaus, o que muitas vezes exige passagem, estadia, transporte e alimentação. Parintins, como município polo do Baixo Amazonas, também poderá atender cidades vizinhas do Amazonas e do Pará, levando mais inclusão e dignidade para quem mais precisa.” Prefeito Mateus Assayag.

 

 

Atualmente, o Brasil conta com 360 serviços que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência habilitados pelo Ministério da Saúde. São eles: 182 CERs II; 76 CERs III; 52 CERs IV; e 50 oficinas ortopédicas. O Amazonas conta com sete serviços, sendo 2 CERs II, 4 CERs III, e 1 oficina ortopédica.

 

Avanço para a inclusão e justiça social

 

Dados da PNAD Contínua 2022 revelam que o Amazonas tem aproximadamente 253 mil pessoas com deficiência, e que a maioria enfrenta grandes obstáculos na educação e no mercado de trabalho. Em todo o Brasil, 63,3% das pessoas com deficiência com 25 anos ou mais não completaram a educação básica, e apenas 7% concluíram o ensino superior.

 

A construção da Oficina Ortopédica representa um marco na política pública de inclusão no interior do estado, com impacto direto na vida de milhares de pessoas. Com início garantido em 2025, a obra reforça o compromisso do prefeito Mateus Assayag com um governo mais justo, acessível e humano.