Governo do Amazonas capacita técnicos em culturas da banana, citros e atividade de pecuária

O curso para atividade de pecuária (corte e leite), que será ministrado pelo médico veterinário Emílio Afonso, irá abordar temas como melhoramento genético, estratégias nas práticas de manejo alimentar e sanitário, organização da produção para comercialização, crédito rural para atividade, licenciamento ambiental da pecuária no sistema de pastejo rotacionado, entre outros assuntos

Governo do Amazonas capacita técnicos em culturas da banana, citros e atividade de pecuária FOTO: KEVYN SOUSA/IDAM Notícia do dia 26/11/2019

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está realizando, desde segunda-feira (25) até a próxima sexta-feira (29), cursos sobre as culturas da banana, citros e atividade de pecuária (leite e corte), importantes cadeias produtivas contempladas nos 21 Projetos Prioritários da Instituição.

 A atividade que acontece na sede do Sistema Sepror, zona sul de Manaus, conta com apoio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Embrapa Amazônia Ocidental.

A capacitação é destinada aos técnicos que atuam nas atividades em municípios do Amazonas e estão à frente dos Projetos Prioritários em cada região do Estado. Ao todo, técnicos de 19 municípios participam do evento e profissionais do Central.

 Estratégia – Para o diretor de Planejamento Institucional do Idam, Armando Jorge, a capacitação é estratégica porque possibilita ao profissional desenvolver as atividades no interior do estado. “O Idam tem importância para o agricultor familiar e produtor rural que precisa dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Aqui, temos especialistas, conhecimento, habilidades e técnicas desenvolvidas por órgãos de pesquisa, ou seja, todos os atributos para desenvolver um excelente trabalho nos municípios”, ressaltou.

 O secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), Airton Schneider, que representou o secretário de Produção Rural, destacou a importância dessas três atividades, a exemplo do cultivo da banana, que é uma cultura tradicional forte e contribui economicamente com muitas famílias do Amazonas. Segundo ele, ao retornarem para os municípios, os técnicos irão levar um diferencial que é exatamente as técnicas aprendidas durante o curso.

 Programação – Com aulas teóricas e práticas, os cursos sobre as culturas da banana e citros irão abordar tecnologias de cultivo, tratos culturais, manejo adequado de cada cultura, variedades/cultivares, procedimentos de colheita e pós-colheita. Além disso, a programação ainda conta com orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro da Atividade de Agricultura Familiar (CAF) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

 As aulas práticas acontecem na próxima quinta-feira (28/11), onde o treinamento sobre a cultura do citros ocorrerá na Fazenda Progresso, localizada no ramal do Procópio e sobre a cultura da banana no Km 2 do ramal ZF9, ambos no município de Rio Preto da Eva.

 Para o coordenador do Projeto Prioritário do Idam para cultura da banana e instrutor do curso, Geraldo Conceição, essa iniciativa vai aumentar a produção e produtividade em localidades de abrangência do projeto, além de apoiar a formação do produtor e oferecer uma orientação adequada dos métodos de extensão rural, uso da biotecnologia e boas práticas agrícolas.

 Para o engenheiro agrônomo e instrutor dos cursos de banana e citros, Luiz Herval, o desenvolvimento dos Projetos Prioritários do Idam irá trazer uma nova realidade de Ater aos agricultores familiares atendidos. “A preocupação da diretoria é tornar os técnicos, lotados no interior do Estado, especialistas nessas culturas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o manejo adequado para uma boa produção, quais as principais pragas e doenças, adubação adequada e os aspectos das mudas que devem ser observados”, explicou.

 O curso para atividade de pecuária (corte e leite), que será ministrado pelo médico veterinário Emílio Afonso, irá abordar temas como melhoramento genético, estratégias nas práticas de manejo alimentar e sanitário, organização da produção para comercialização, crédito rural para atividade, licenciamento ambiental da pecuária no sistema de pastejo rotacionado, entre outros assuntos.

 A solenidade de abertura dos cursos, realizada nesta segunda-feira (25), também contou com a participação da diretora administrativo-financeira do Idam, Jacinta Coelho, do chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Alfredo Pinheiro, o representante do Ifam e médico veterinário, Everaldo Zeni, e do chefe do Departamento de Defesa Agropecuária e Florestal da Adaf, Luiz Antônio Silva.