Guerra para não deixar faltar oxigênio aos pacientes de coronavírus em Parintins

Para amenizar a situação, empresários locais se uniram para adquirir 24 balas de oxigênio que serão doadas ao Jofre Cohen.

Guerra para não deixar faltar oxigênio aos pacientes de coronavírus em Parintins Foto: Yuri Pinheiro Notícia do dia 14/01/2021

O prefeito Frank Bi Garcia  (DEM)  tenta implantar mais uma usina de oxigênio na cidade de Parintins. A primeira usina não está mais suprindo a demanda. Em abril, maio e junho do ano passado eram entre  40 e 50  internados de coronavírus no Hospital Jofre Cohen . 

Agora em janeiro de 2021 passam de 90 internados. Em Manaus a saúde está em colapso pela falta de oxigênio. 
Durante todo dia desta quinta-feira  o prefeito Bi Garcia negociou a chegada de oxigênio. A empresa que deve fazer a segunda usina é Alemã e tem representação no Brasil.
 A primeira usina custou certa de R$ 800 mil reais. A segunda usava com maior capacidade vai sair por cerca de R$ 1 milhão e 400 mil reais. Ele busca parceira estadual e federal para mais insumos e estrutura. Hoje mais 20 leitos foram instalados no Jofre Cohen. 
 O prefeito Bi Garcia vai conceder entrevista coletiva agora a noite do pátio da Secretaria de Saúde. Ele está acompanhando do secretário de saúde Clerton Rodrigues Florêncio , o presidente da Câmara Mateus Assayag  e o vereador Telo Pinto e demais auxiliares e coordenadores .

Informe da prefeitura 

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), concedeu coletiva de imprensa no início da noite desta quinta-feira, 14 de janeiro, para informar que o hospital Jofre Cohen, referência no tratamento de Covid-19, entrou em situação de colapso devido à ocupação total dos leitos para tratamento da infecção causada pelo novo coronavírus. Além disso, o hospital está com o estoque de oxigênio chegando ao fim.

Para normalizar o fornecimento de oxigênio, a Prefeitura está viabilizando balas para reabastecer o hospital Jofre Cohen. Em razão da gravidade da pandemia de Covid-19 em Manaus, um tanque de oxigênio que seria disponibilizado a Parintins foi 'sequestrado' na capital do estado. Para amenizar a situação, empresários locais se uniram para adquirir 24 balas de oxigênio que serão doadas ao Jofre Cohen.

"Nós estamos negociando a compra de 45 balas de oxigênio que chegarão nesta madrugada no aeroporto que está aberto 24 horas. Vamos fazer uma operação de guerra para que a gente traga esse oxigênio aqui para o Jofre Cohen. Com isso a gente ganha seis horas de abastecimento e vamos passar o dia todo de amanhã negociando para comprar mais oxigênio. Se for preciso fretar aeronaves grandes para trazer mais oxigênio a Parintins, vamos trazer até a chegada de uma nova usina que estamos comprando", assegurou Bi Garcia.

A nova usina de oxigênio que será instalada no Jofre Cohen terá capacidade de produção seis vezes maior que a existente na unidade de saúde. No interior do Amazonas, somente Maués possui esse tipo de usina instalada em Parintins.