Fotos: Sanler Cardoso e Sérgio Cole
Notícia do dia 05/02/2026
O Carnailha 2026 promete emocionar, divertir e contar histórias marcantes na avenida. Três blocos irreverentes apostaram em homenagens a personalidades que carregam arte no sangue e representam diferentes expressões da cultura popular da nossa Amazônia: David Assayag, Gabriela Guarani e Wanderley Andrade.
Três trajetórias distintas que se unem no mesmo propósito: transformar o Carnailha 2026 em palco de memória, representatividade e muita alegria.
O Bloco Chitara da Chapada escolheu homenagear um dos patrimônios culturais da região, o cantor e levantador de toadas David Assayag, referência da música amazônica e figura histórica do Festival Folclórico de Parintins.

Além da consagrada carreira musical, David tem uma ligação direta com o bloco, sendo um dos seus fundadores ainda nos anos 1980. Para o Carnailha 2026, o enredo destaca sua trajetória, sua voz marcante e sua contribuição para a cultura popular, resgatando momentos de alegria que marcaram gerações de foliões.
O bloco promete marchinha e elementos musicais inéditos inspirados na carreira de David, celebrando sua história dentro e fora do Carnaval.
Já o Bloco Pantera Cor de Rosa traz para a avenida uma homenagem carregada de significado social e humano. A escolhida foi Gabriela Guarani, jovem parintinense trans e indígena que se tornou símbolo de identidade, coragem e representatividade.

O enredo de 2026 vai contar sua trajetória de vida, marcada por desafios, superações e afirmação de quem ela é. A proposta do bloco é transformar sua história em espetáculo irreverente, mas também em mensagem de respeito, diversidade e inclusão.
A homenagem ganha ainda mais força com a nova diretoria do bloco, formada por mulheres, reforçando o protagonismo feminino e o compromisso com causas sociais dentro da festa popular.
E pelas bandas da Francesa, o Bloco Lagarto Salgado aposta na mistura de irreverência, luxo e muito ritmo ao escolher homenagear o cantor Wanderley Andrade, um dos maiores ícones da música popular do Norte do Brasil.

Conhecido pelo estilo irreverente, performances cheias de humor e forte conexão com o público, Wanderley representa exatamente o espírito do bloco: alegria, luxo e muita festa.
Para o Carnailha 2026, o Lagarto Salgado promete um desfile vibrante, com elementos cênicos que remetem à carreira do artista e à sua energia inconfundível nos palcos.
Mesmo com trajetórias diferentes, os três homenageados têm algo em comum: todos vivem a arte intensamente e representam fortemente a cultura amazônica. David Assayag simboliza a tradição musical e o legado cultural de Parintins, Gabriela Guarani representa a força da identidade, da diversidade e da resistência e Wanderley Andrade traduz a irreverência, o humor e a alegria do povo.
Juntos, eles mostram que o Carnailha vai muito além da folia: é um espaço de memória, inclusão e celebração das muitas faces da cultura popular.