
Em Brasília, o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinicius Castro, participou, na terça-feira (07/05), da 1ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Assembleia Geral Eleitoral que aclamou a nova diretoria e o Conselho Fiscal da Associação até 2027, principal entidade que representa as instituições de fomento do país.
O evento contou com a participação de representantes das instituições associadas. Na ocasião, o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinícius de Castro, foi aclamado como um dos novos diretores da ABDE, representando a instituição amazonense no mais alto colegiado da associação. Até então, o representante do Amazonas ocupava o cargo de Presidente do Conselho Fiscal.
“Nossa chapa foi aclamada, e conquistamos o cargo de diretor da referida associação. Compor essa nova diretoria da ABDE é uma grande honra e responsabilidade que assumimos com seriedade e espírito de cooperação, visando difundir ainda mais o acesso ao crédito desenvolvimentista em todo o País”, destacou o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinícius de Castro.
A ABDE é a entidade que reúne as instituições públicas e privadas do Sistema Nacional de Fomento ao Desenvolvimento (SNF). Fundada em 1969, atua como um elo entre as agências de fomento estaduais, bancos de desenvolvimento, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras que promovem o desenvolvimento regional, social e sustentável no Brasil.
A nova diretoria está composta pela presidente Maria Fernando Coelho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 1º Vice-presidente: Euler Mathias – Banco do Brasil; 2º Vice-presidente: Heraldo Neves, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); e os diretores são Alexandre Barbosa – Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi); Cláudio Stabile – Fomento Paraná; Cledir Magri – Cresol; Jean Rodrigues Benevides – Caixa Econômica Federal (CEF); José Aldemir – Banco do Nordeste (BNB); Marcelo Barbosa Saintive, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Márcia Faria Maia, da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN); Marcos Vinícius de Castro, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam); Roberto Batista ,do Banco da Amazônia (Basa).
A ordem do dia da 1ª Assembleia destacou alguns pontos como a Prestação de Contas 2023/2025; Deliberação sobre os Demonstrações Contábeis do ano de 2024 e tratativas para a Criação do Fundo Especial de Contingências, entre outros assuntos gerais.