Mateus Assayag apresenta Projeto de Lei que cria Campanha para Cuidado da Saúde Mental Materna

Mateus Assayag apresenta Projeto de Lei que cria Campanha para Cuidado da Saúde Mental Materna Foto: Éder Repolho Notícia do dia 05/03/2024

Nesta terça-feira, dia 05 de março, o vereador Mateus Assayag apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei para criar a Campanha de Incentivo, Promoção e Conscientização do Cuidado da Saúde Mental Materna. O objetivo principal é trabalhar a sensibilização quanto aos cuidados da saúde psicológica durante toda a gestação e no puerpério.

 

No texto, o parlamentar destacou que o período gestacional precisa ser acompanhado com bastante atenção porque as transformações complexas que ocorrem nesta fase podem influenciar diretamente na saúde mental da mãe, do bebê, do casal e até mesmo dos familiares. Por isso o acompanhamento psicológico é essencial neste momento, de forma complementar ao pré-natal biomédico.

 

Mateus Assayag destacou a importância do Projeto de Lei para o município. “É um momento muito delicado e que as mães precisam de toda atenção possível para poder passar por esse período de forma segura e confortável, com as orientações necessárias. Então esse projeto vem justamente para suprir essas necessidades e para fazer o acompanhamento das mamães que precisam desse atendimento especial”, ressaltou. 

 

A campanha

 

A campanha de Incentivo, Promoção e Conscientização do Cuidado da Saúde Mental Materna deve ser realizada na semana do dia 15 de agosto, em que é comemorado o Dia da Gestante e poderá ser feita em forma de grupos psicoeducativos sobre gestação, parto e pós-parto, mediados por uma psicóloga, para proporcionar suporte socioemocional de orientação sobre os mais diversos temas da maternidade.