
Durante a inauguração do novo Ginásio Poliesportivo e Cultural Dom João Risatti, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, realizada na segunda-feira, 12 de maio de 2025, o ex-prefeito de Parintins e ex-deputado estadual Bi Garcia exaltou a gestão do prefeito Mateus Assayag (PSD) e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, destacando o ritmo acelerado de obras, reformas e inaugurações que vêm transformando a cidade.
Em tom simbólico, o ex-prefeito comparou a gestão de Mateus a uma partida de futebol: “O Mateus pegou a bola na boca do gol e está fazendo gol a cada dia em Parintins. Fazendo grandes realizações na cidade e na zona rural, melhorando a qualidade de vida do povo de Parintins. Parabéns, que Deus continue te abençoando, te iluminando, te dando sabedoria, para que você continue cuidando do povo de Parintins. Você e Vanessa.”
Bi, que apoiou Assayag nas eleições municipais, destacou que sempre defendeu a continuidade administrativa como caminho para o progresso. Sempre falou da importância da continuidade. "Continuar com quem tem compromisso, com quem tem responsabilidade e com quem conhece as necessidades do povo de Parintins”, afirmou.
Garcia também reconheceu a atuação do deputado federal Saullo Vianna, autor da emenda da obra do Ginásio. Saullo estava como deputado estadual e que Bi era o prefeito de Parintins, que possibilitou a construção da quadra poliesportiva.
Ele também destacou o trabalho social e político da deputada estadual Mayra Dias (AVANTE) em favor do município de Parintins na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Outro nome lembrado foi o da irmã Iracena, gestora do Colégio Nossa Senhora do Carmo, elogiada por sua persistência em buscar parcerias para realizar o antigo sonho dos estudantes: a construção de uma quadra coberta. Pois esse sonho realizado é dos estudantes, mas foi sustentado com fé e persistência por uma mulher de coragem, como irmã Iracema.
Homenagem a Dom João Risatti
O ginásio leva o nome de Dom João Risatti, missionário italiano do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), que deixou um legado espiritual e social marcante na Amazônia. Nascido em 1º de dezembro de 1942, na Itália, Dom João chegou ao Brasil em 1972 em missão na cidade de Parintins. Foi consagrado bispo em 1988, assumindo a Diocese de Parintins após Dom Arcangelo Cerqua. Mais tarde, liderou a Diocese de Macapá de 1993 até seu falecimento, ocorrido em missão na Itália, no dia 9 de setembro de 2003.
A inauguração simboliza mais que a entrega de um espaço esportivo e cultural: representa a união de esforços políticos, comunitários e religiosos que resultam em benefício direto à juventude e à educação parintinense.
Texto: Hudson Lima
DRT 001658-AM
(92) 991542015