Foto: Rafael Medelima
Notícia do dia 04/02/2026
Para construir o maior festival cultural do Brasil, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e as presidências de Caprichoso e Garantido estiveram em Brasília nesta terça-feira, 03, numa importante conversa com o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano. O encontro contou com articulação do deputado federal Saullo Vianna (União Brasil).
A reunião teve como pauta principal o repasse financeiro do Governo Federal ao Festival de Parintins, em especial, aos bumbás Caprichoso e Garantido. Participaram ainda das discussões o deputado Saullo Vianna, o presidente do Caprichoso Rossy Amoedo, o vice azul Diego Mascarenhas, o dirigente do Garantido Fred Góes e o diretor da Maná Produções André Guimarães.

“São dois anos que nós já conseguimos a ajuda do Governo Federal. Esse seria o terceiro ano, e essa reunião foi muito importante para dar início às tratativas, a essa conversa com o ministro Gustavo Feliciano. É importante para que a gente possa levar a mensagem dos bois, para que a gente possa reforçar o compromisso da Prefeitura de Parintins em fazer um grande festival”, disse Mateus Assayag.
O recurso do Governo Federal ajuda as agremiações folclóricas a construir o espetáculo na arena. “Esse recurso é muito importante para os bois Caprichoso e Garantido completarem o seu orçamento e fazerem as grandes apresentações que encantam a todos. Tanto os parintinenses, quanto os visitantes esperam belas apresentações dentro do Bumbódromo e esperam também a cidade pronta, preparada, organizada para receber a todos”, destaca o prefeito.

Na oportunidade, Mateus Assayag apresentou a proposta de extensão do aporte também para a Prefeitura de Parintins. “Nós estamos tratando também da possibilidade desse recurso ser estendido para a Prefeitura de Parintins, para que a gente possa, por meio de convênios, contratos, contribuir para deixar a cidade ainda mais bonita, mais preparada, mais organizada e, dessa forma, preparar Parintins para que o turismo possa gerar mais emprego e renda”, explica.
Sobre o encontro, o ministro Gustavo Feliciano mostrou-se aberto às tratativas, apontando “parcerias e estratégias sobre o turismo brasileiro para o fortalecimento do Festival de Parintins”.

Para o Festival de Caprichoso e Garantido de 2025, o Governo Federal destinou R$ 10 milhões em patrocínio por meio do Ministério do Turismo, numa articulação política do deputado federal Saullo Vianna. O parlamentar afirmou que as discussões desse ano buscam ampliar esse recurso.