Morre o jornalista Heraldo Gonçalves, pioneiro e referência da comunicação na Rádio Clube de Parintins

"Heraldo assumiu a direção da Rádio Clube em 1987, conduzindo a emissora com dedicação e competência. Mais do que um gestor, foi amigo, conselheiro e inspiração para colegas de profissão e para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele."

Morre o jornalista Heraldo Gonçalves, pioneiro e referência da comunicação na Rádio Clube de Parintins Heraldo tinha 66 anos e lutava contra o Alzheimer Notícia do dia 13/08/2025

A comunicação de Parintins está de luto. Faleceu, na noite desta terça-feira (12), no Hospital Jofre Cohen, o jornalista Heraldo Viana Gonçalves, sócio proprietário da Rádio Clube de Parintins e primeiro diretor-geral da emissora.

 

Heraldo assumiu a direção da Rádio Clube em 1987, conduzindo a emissora com dedicação e competência. Mais do que um gestor, foi amigo, conselheiro e inspiração para colegas de profissão e para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Sua voz marcante, seus programas e seu amor pelo rádio permanecem eternizados na memória de Parintins e na história da comunicação amazonense.

 

Filho do ex-prefeito Gláucio Bentes Gonçalves e de Walkíria Viana Gonçalves, Heraldo deixa um legado de profissionalismo e amor pela cultura local, tendo contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do rádio na região.

 

A notícia foi confirmada pela direção da Rádio Clube de Parintins, por meio do diretor-geral Glauber Gonçalves e dos sócios proprietários Gláucio Filho e Gilvandro Gonçalves. Em nota oficial, a emissora expressou profundo pesar e anunciou alterações na programação desta quarta-feira (13) como sinal de respeito e luto.

 

Homenagens e despedidas

 

A vice-prefeita de Parintins, Vanessa Gonçalves (MDB), sobrinha de Heraldo, declarou emocionada:

“Hoje me despeço do tio Heraldo com o coração apertado. Guardo comigo as conversas, as risadas e o carinho que sempre me deu. A saudade vai apertar, mas sei que agora você está em um lugar melhor. Descanse em paz, tio, leve com você todo o meu amor e gratidão.”

 

 

O radialista Lúcio Costa, com mais de 25 anos de atuação na Rádio Clube, também prestou homenagem:

“Tive o privilégio de trabalhar com o jornalista Heraldo Gonçalves, no programa Nossa Terra, Nossa Gente, pela Rádio Clube de Parintins, homem de um coração grandioso. Que Deus o receba na morada eterna. À família Gonçalves, aos amigos Gil Gonçalves, Glauber Gonçalves, Enéas Filho e Vanessa Gonçalves, quero externar meus sentimentos neste momento de profunda dor e tristeza.”

  

A radialista Josene Araújo, que integrou a equipe de jornalismo da Rádio Clube AM de Parintins, relembrou sua convivência com Heraldo:

“Quero ser solidária à família Gonçalves pela passagem do Heraldo Gonçalves. Além de diretor da Rádio Clube, era o editor, revisava os textos e, se não estava bacana, ele pintava todo de caneta o papel e mandava refazer. (Refiz por muitas vezes) e segui aprendendo.
Era muito zeloso com tudo, o programa de rádio que ele fazia era um deleite para os ouvidos, escolhia músicas que o tempo nunca vai apagar. Até breve, Heraldo. Que brilhe para ele a vossa luz.”

 

O jornalista Neuton Corrêa, sócio proprietário do Portal BNC Amazonas, publicou uma crônica intitulada "Adeus, Heraldo! Obrigado pelo gravador e pelo primeiro emprego", relembrando o período em que trabalhou com Heraldo na década de 1980:

“Valeu Heraldo! Devo essa profissão a você”, escreveu Neuton, destacando que sua primeira oportunidade no jornalismo veio pelas mãos do então diretor da Rádio Clube.

 

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), também emitiu nota de pesar, na qual reconheceu a importância de Heraldo para a história da cidade:

“Perdemos um grande comunicador e um ser humano extraordinário, que ajudou a construir a identidade de Parintins por meio do rádio. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”

 

O ex-prefeito Bi Garcia, emitiu nota de pesar e destacou que recebou com profundo pesar a notícia do falecimento do senhor Heraldo Viana Gonçalves, ilustre parintinense e um dos fundadores da Rádio Clube de Parintins, que deixa um legado marcante na comunicação e na defesa dos interesses do nosso povo.

"Filho do ex-prefeito e ex-deputado Glaucio Gonçalves e da senhora Walkíria Viana, Heraldo pertencia a uma das mais importantes famílias tradicionais da política do Baixo Amazonas. Ao longo de sua trajetória, contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da comunicação no município e manteve-se firme na luta pelas melhorias e pelo avanço de Parintins. Sua dedicação, visão e compromisso permanecerão vivos na história da cidade e na memória daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.À família, amigos e admiradores, expresso minha solidariedade e rogo a Deus que conceda conforto e força neste momento de dor", comentou Garcia. 

Um legado para o rádio

Ao longo de sua trajetória, Heraldo ajudou a formar profissionais, estimulou a valorização das tradições culturais e manteve o rádio como elo essencial entre a cidade e sua população. Sua passagem deixa um vazio na comunicação de Parintins, mas sua contribuição permanecerá viva na história da cidade.