Fotos: Pedro Coelho - SECOM
Notícia do dia 11/11/2025
Após grande sucesso do Mutirão de Castração Animal, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria de Vigilância em Saúde e Gerência de Zoonoses, em parceria com Associação Patinhas Unidas Parintins (APUP), iniciou nesta segunda-feira, 10, uma nova etapa do programa nos bairros Paulo Corrêa e União.
Na primeira etapa, mais de 250 animais foram castrados. Os tutores interessados devem procurar a Vigilância em Saúde e a Patinhas Unidas Parintins para a realização do cadastro dos animais. Vale ressaltar que a castração é voltada para as fêmeas a partir de 8 meses e de preferência que seja sem raça definida. O procedimento cirúrgico acontece na sede da APUD, na estrada Parintins/Macurani.

Neste novo mutirão, a estimativa é atender até 300 animais. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, reforça informa que os tutores devem acompanhar todas as fases do processo. "É super importante você que é tutor, que conhece seu animal, não transfira a responsabilidade para terceiros. Você que vai no momento da triagem, responderá as perguntas, apresentará a caderneta de vacinação do seu pet, os exames que são realizados, e se tiver apto no momento, já realiza o cadastro e, em seguida, faz a cirurgia", disse.
Os documentos necessários para o Cadastro são RG e CPF, comprovante de residência, Benefício Social e foto atualizada do animal. Os cadastros são realizados na Associação Patinhas Unidas de Parintins- APUP (próximo à Residência Universitária da Ufam) e na Coordenadoria de Vigilância em Saúde (rua Sete de Setembro, Palmares).