Mulheres da pecuária e da agricultura lideram premiações de concursos da 38ª Expopin

Mulheres da pecuária e da agricultura lideram premiações de concursos da 38ª Expopin Fotos: Yasmin Cadore/Expopin 2025 Notícia do dia 09/12/2025

O lugar mais alto do pódio nos concursos da 38ª Exposição Feira Agropecuária foi ocupado por mulheres empreendedoras rurais da região. O evento agropecuário, realizado pela Prefeitura de Parintins em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), de 03 a 07 de dezembro, revelou o protagonismo feminino na produção de queijos, de doce de leite e de farinha. A produtora de leite, Silvania Monteiro Babá, ganhou o título de melhor queijo coalho bubalino da 38ª Expopin.

 

As mulheres da pecuária e da agricultura foram as grandes referências no palco do Parque de Exposição Agropecuária Luiz Lourenço de Souza na entrega dos troféus aos vencedores de cada categoria, no dia 07 de dezembro. De Barreirinha, a produtora Abedinã da Silva Cruz participou em três categorias dos concursos de derivados do leite. No queijo coalho bubalino, ficou em segundo lugar; e no queijo coalho bovino, na terceira colocação.

 

 

Do Paraná do Limão, a pecuarista Laura Antônia Reis Noronha ficou em segundo lugar no concurso do doce de leite. O terceiro lugar coube à produtora Juliana da Silva dos Santos. O prêmio de 5º lugar foi conquistado por Raimunda Amália Vidal. No queijo coalho bovino, Silvania Monteiro Babá, do laticínio Rancho Alere, da comunidade do Parananema, obteve a segunda colocação. A campeã dessa categoria é a zootecnista Terezinha Souza, responsável técnica da Fazenda Paraíso das Arirambas, do Caburi. A agricultora Maria de Fátima Marques ganhou pela quinta vez consecutiva o concurso da farinha. 

 

Com o alcance de dois prêmios na 38ª Expopin, Silvania Monteiro dedicou as conquistas à mãe, Marlene Pimentel, precursora da atividade na família e integrante da Associação dos Pecuaristas de Parintins. "Fui para a Expopin para homenageá-la pela luta de uma mulher em 50 anos de trabalho na pecuária. Tudo que tenho e sou devo à força dessa mulher", declarou a campeã do queijo coalho bubalino.