Fotos: Bruna Karla - SECAT /SECOM
Notícia do dia 02/12/2025
Teve início no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza a ação do programa Terra Cidadã, iniciativa que está oferecendo atendimento direto aos produtores rurais de Parintins. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cadastro, Arrecadação e Terras (SECAT), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), segue até o dia 7 de dezembro com o mutirão de renegociação do Desenrola Brasil, que possibilita descontos de até 90% para regularização de dívidas rurais.
A ação ocorre sob orientação do prefeito Mateus Assayag e faz parte das estratégias da gestão para fortalecer o setor rural e avançar na regularização fundiária do município.
A secretária de Terras, Ana Vitória Garcia, esteve no local acompanhando o trabalho e reforçou o convite às comunidades da zona rural.

⨓A gente está aqui hoje recebendo a equipe do INCRA que veio para realizar a regularização fundiária, especialmente para os produtores do PA Vila Amazônia. Queremos convidar todos a virem ao Parque de Exposição até o dia 7. A equipe está atendendo desde cedo, trabalhando com o Desenrola Brasil e tudo o que for necessário. O prefeito Mateus Assayag entende que essas ações são fundamentais para melhorar a vida dos nossos produtores rurais”, destacou a secretária.
Além das equipes técnicas, produtores de diversas comunidades já compareceram ao mutirão. A moradora da comunidade Santa Rita da Valéria, Ivone de Sá Rodrigues, relatou sua satisfação com o atendimento.⨓Vim fazer o cálculo do meu título e fui muito bem atendida. Para nós que moramos no interior, isso é muito importante, porque nem sempre temos essa oportunidade. Hoje estamos recebendo aqui os servidores do INCRA que vieram de Manaus, e fico muito feliz. Meu título é antigo, desde 2009, e agora finalmente vou conseguir regularizar”, afirmou.
Para ser atendido, o produtor deve apresentar:â¨* Título definitivo do imóvel⨕ RG e CPF⨕ Senha Gov.br
A Prefeitura reforça que o serviço funcionará de 8 às 12 e 14 às 17 horas e orienta os produtores a aproveitarem essa oportunidade de renegociação e regularização fundiária.