Obras executadas pela Sedurb e UGPE seguem a todo vapor no interior

Obras executadas pela Sedurb e UGPE seguem a todo vapor no interior Fotos: Divulgação Notícia do dia 21/01/2026

As obras executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas seguem a todo vapor no interior. Esta semana várias ações foram realizadas: asfaltamento, recuperação de ruas, iluminação pública, obras para implantação de rede de esgoto e abastecimento de água. 

 

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, tem acompanhado de perto todas as ações, vistoriando o andamento das obras e o cumprimento de cronogramas, para que tudo seja entregue no prazo estabelecido pelo governador Wilson Lima. 

 

Em Parintins, com o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), a UGPE está concluindo a rede de abastecimento de água e de esgoto. Na cidade, o Prosai já garante água tratada e de qualidade para todos. Esta semana, Marcellus Campêlo anunciou que a área onde o programa atua – o entorno da Lagoa da Francesa, abrangendo seis bairros – será contemplada com iluminação pública de LED. Neste primeiro semestre, iniciam as obras de construção das unidades residenciais que vão receber as famílias reassentadas de áreas de risco de alagação. 

 

 

Em Caapiranga, Sedurb e UGPE concluíram as ações do Programa Ilumina+ Amazonas. A iluminação pública do município foi modernizada, com a instalação de 1.179 pontos de LED, beneficiando a sede da cidade e mais 29 comunidades. Em Maraã, foram instalados 916 pontos de iluminação. Em Uarini, foram 1.103 luminárias de LED, ampliando a segurança, com ruas mais iluminadas, e reduzindo o consumo de energia.

 

Em Caapiranga, Maraã e Uarini, Sedurb e UGPE seguem com o trabalho de recuperação do sistema viário. Em Caapiranga, os serviços são de pavimentação da estrada do Membeca, que liga a sede da cidade ao porto, importante para o escoamento da produção. A recuperação do sistema viário dos municípios – com asfaltamento, drenagem, sinalização – são importantes para a mobilidade urbana, a segurança de pedestres e motoristas, além de valorizar a cidade e os imóveis e manter as casas livres da poeira e sujeira das ruas. 

 

Sedurb e UGPE, conforme explica o secretário Marcellus Campêlo, estão, atualmente, com o trabalho de recuperação do sistema viário em andamento em 20 municípios e com mais 13 programados para receber os serviços ainda este ano. 

 

 

Outra boa notícia anunciada pelo secretário Marcellus Campêlo é a estruturação do grupo de gestão da Microrregião de Saneamento Básico do Amazonas (MRSB/AM), processo concluído essa semana. Com essa estrutura, o Governo do Estado avança para a definição do modelo de administração dos serviços de saneamento e as formas de captação de recursos para os investimentos. É uma ação que beneficia todos os municípios, para que alcancem a universalização dos serviços. Saneamento significa saúde para a população.

 

É muito trabalho sendo executado pelo Governo do Amazonas, com foco na melhoria da qualidade de vida dos moradores do interior do estado.