Omar Aziz e Eduardo Braga 2024 e 2026

Omar Aziz sonha em retornar ao cargo de governador em 2026. Eduardo Braga, mesmo podendo disputar a sucessão de Wilson Lima no governo, vai declinar e disputar a reeleição para o Senado Federal.

Omar Aziz e Eduardo Braga 2024 e 2026 Senador Omar Aziz (PSD-AM); senador Eduardo Braga (MDB-AM). Foto: Roque de Sá/Agência Senado Notícia do dia 21/12/2023

DA REDAÇÃO:

Quando as urnas forem abertas em 2024, estará dada a largada para as eleições de 2026. Dessa forma, a união vista nesta semana entre os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) do Amazonas, na votação da reforma tributária do Brasil, pode muito bem ser repetida, de maneira mais política na eleição municipal de 2024. Ambos são aliados de primeira e de prestígio junto ao presidente Lula.

 

Omar e Braga têm interesse em fazer o maior número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras nos 62 municípios. Isso fortalece a base deles no estado. Omar naturalmente deve enfrentar Tadeu de Souza no governo. Braga terá pela frente Wilson Lima. Para o Senado em 2026, serão duas vagas.

 

Omar Aziz sonha em retornar ao cargo de governador em 2026. Eduardo Braga, mesmo podendo disputar a sucessão de Wilson Lima no governo, vai declinar e disputar a reeleição para o Senado Federal.

 

Em Manaus, Eduardo Braga está alinhado novamente com o prefeito David Almeida e pode ajudá-lo na reeleição. Apesar de Dudu ter tido como vice a petista Anne Moura em 2022.

David Almeida conta com o apoio de Omar Aziz também para sua reeleição. Pois David determinou, na reta final da eleição de 2022, que todo o seu grupo votasse na reeleição do senador Omar. Aziz ganhou por menos de 2% contra o então Coronel Menezes, amigo de Jair Bolsonaro.

 

 

Em Parintins, um dos maiores colégios eleitorais do estado, Eduardo Braga tem a empresária e vereadora Márcia Baranda, pré-candidata a prefeita no MDB. Já Omar Aziz não esconde de ninguém que vai apoiar o candidato do atual prefeito Bi Garcia (UB). O nome mais provável é Mateus Assayag, candidato a prefeito.

 

Nos demais municípios, a métrica é a mesma, o que pode interferir em alguns é a chamada Federação. Ao contrário do cidadão comum, que foca apenas na eleição próxima, os políticos já estão de olho nos pleitos sucessivos.

 

 

Texto: Hudson Lima jornalista DRT 0001658-AM

(92) 991542015