Operação Papai Noel intensifica fiscalização sanitária em Parintins

Operação Papai Noel intensifica fiscalização sanitária em Parintins Fotos: Reprodução  Notícia do dia 06/01/2026

Na última segunda-feira (05/01), a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e da Gerência de Vigilância Sanitária, realizou a apreensão de alimentos de consumo humano e materiais de limpeza durante ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais do município.

 

Ao todo, foram retirados de circulação mais de 170 kg de alimentos e produtos de limpeza que apresentavam irregularidades, representando risco à saúde da população. A ação faz parte da Operação Papai Noel, iniciada no dia 20 de novembro de 2025, que segue até o dia 20 de janeiro de 2026, período que compreende as festividades de fim de ano e o encerramento da Festa de São Sebastião.

 

 

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, reforçou a importância da responsabilidade dos comerciantes quanto ao controle de estoque e prazos de validade dos produtos. “Orientamos os proprietários dos comércios para que verifiquem seus estoques e coloquem os produtos em promoção antes do vencimento, evitando prejuízos e garantindo a segurança da população. A Vigilância Sanitária atua de forma preventiva para impedir que alimentos impróprios cheguem ao consumidor e causem doenças”, destacou Elaine Pires.

 

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde também disponibiliza o Disque Denúncia para a população, por meio do número (92) 99206-7382, para registro de irregularidades em estabelecimentos comerciais.