Parintins deve protagonizar disputa boa pela ALEAM em 2026, alguns nomes

Historicamente, a cidade garante representação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e já elegeu nomes que marcaram presença no parlamento estadual.

Parintins deve protagonizar disputa boa pela ALEAM em 2026, alguns nomes Fotomontagem (Hudson Lima) Notícia do dia 12/08/2025

O município de Parintins, que em 2024 tinha 72.209 eleitores e deve registrar crescimento até 2026, é reconhecido como um polo eleitoral estratégico no Baixo Amazonas. Historicamente, a cidade garante representação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e já elegeu nomes que marcaram presença no parlamento estadual.

 

Atualmente, a representação parintinense na ALEAM está nas mãos da deputada estadual Mayra Dias (Avante), esposa do ex-prefeito Bi Garcia (PSD). Natural de Nova Olinda e com passagem por Itacoatiara, Mayra criou fortes vínculos com Parintins desde a juventude, atuando em movimentos culturais e na comunicação.

 

Eleita em 2022 com 34.563 votos no estado, sendo 18.757 apenas em Parintins, Mayra é considerada candidatíssima à reeleição e conta com uma base política sólida formada por Bi Garcia, o atual prefeito Mateus Assayag (PSD) e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB) e vereadores.

 

Sua atuação parlamentar é marcada por emendas que beneficiam a saúde, educação e ações sociais, além do projeto itinerante “Ação em Dias”, que leva equipes multidisciplinares para atender comunidades da zona urbana e rural.

 

Tony Medeiros: o adversário histórico

 

Pelo Avante, Tony Medeiros é um nome consolidado na política do Baixo Amazonas e busca retornar à ALEAM. Já foi deputado estadual entre 2011 e 2014, eleito em 2010 com 18.602 votos, mas não conseguiu a reeleição em 2014, quando fez 16.294 votos. Em 2018, obteve 15.964 votos, e em 2022, pelo PL, somou 22.672 votos no estado, sendo 4.325 em Parintins.

 

Atualmente, preside o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) de Manaus, na gestão do prefeito David Almeida, e aposta em uma estratégia de ampliar a votação fora de Parintins para garantir vaga. Com histórico de forte presença cultural e política, Tony mantém uma base fiel em Manaus, mas depende de um desempenho expressivo em outras regiões para alcançar o quociente eleitoral.

 

Tony confirmou ser pré-candidato, em contato com a coluna Poder do site ParintinsAmazonas. 

 

 

Brena Dianná: aposta em visibilidade e popularidade

 

A ex-vereadora e ex-candidata à Prefeitura de Parintins, Brena Dianná (União Brasil), vem estruturando sua pré-campanha com ações populares e forte presença na mídia. Em 2022, obteve 13.590 votos para deputada estadual, sendo 8.760 em Parintins.

Desde começo de 2025, Brena apresenta um programa de TV e internet em Manaus, que reforça seu nome no interior e na capital.

 

Realiza eventos como bingos populares com distribuição de prêmios e dinheiro, reunindo grandes públicos na zona urbana e rural.

 

Politicamente, abriu diálogo com o senador Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao Governo do Amazonas, e com o senador Eduardo Braga (MDB), candidato à reeleição, os mesmos que, em 2024, apoiaram o grupo político do prefeito Mateus Assayag na disputa que ela perdeu. A política é dinâmica: aliados hoje podem se tornar adversários de palanque amanhã.

 

Dianná mantém alinhamento com o governador Wilson Lima (União Brasil), que a vê como uma aposta para fortalecer o partido no Baixo Amazonas.

 

Jander Lobato: influência na capital e laços com Parintins

 

O vereador de Manaus e vice-presidente da Câmara Municipal, Jander Lobato (PSD), também desponta como pré-candidato. Em 2022, conquistou 10.438 votos no estado, sendo 1.209 em Parintins.

 

Irmão de Jenner Lobato, ex-presidente do Boi Caprichoso e atual presidente da Manauscult, Jander aposta em sua visibilidade na capital e nos laços familiares com Parintins para tentar ampliar seu alcance eleitoral.

 

Sua atuação política em Manaus é voltada para a cultura, infraestrutura e apoio a eventos comunitários. Jander em 2025, já assumou como prefeito interino de Manaus. 

 

Joel Araújo: trabalha para ser nome do PT de Parintins

 

O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo (PT), tenta viabilizar sua candidatura como representante do partido. Ele já disputou uma vaga na ALEAM em 2010, obtendo 2.097 votos, foi a última vez que o PT lançou um nome de Parintins para deputado estadual.

 

Com atuação técnica e perfil ambientalista, Joel aposta no crescimento das pautas socioambientais e no apoio da militância petista para conquistar espaço em 2026.

 

Henrique Medeiros: trajetória consolidada na Ilha e busca ampliar

 

Atual superintendente de Saúde do Governo Federal no Amazonas, Henrique Medeiros é ex-presidente da Câmara de Parintins e vereador por cinco mandatos. Já disputou para deputado estadual em 2006 (6.472 votos) e 2010 (8.265 votos), ambos pelo antigo PMN.

 

Sua base eleitoral o conhece e Henrique sinaliza que pode entrar na disputa para fortalecer a representação do Baixo Amazonas em Brasília ou na ALEAM.

 

Juscelino Melo Manso: retorno possível

 

Advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Parintins, Juscelino Melo Manso (PSD) já foi candidato a deputado estadual em 2006 pelo PV (3.340 votos) e em 2018 pelo PSB (6.062 votos, sendo 5.588 em Parintins). Não concorreu em 2022, mas é visto como um articulador político experiente. Migrou para o PSD em busca de um novo projeto, quem sabe. 

 

Disputa intensa e estratégica

 

Com Mayra Dias defendendo a reeleição, Tony Medeiros tentando um retorno histórico, Brena Dianná apostando na mídia digital, Jander LobatoJoel Araújo, Henrique Medeiros e Juscelino Manso se movimentando, a corrida pela vaga de Parintins na ALEAM em 2026 promete ser uma das mais disputadas do Amazonas, com reflexos diretos na política estadual. Agora tudo é conjectura!

 

 

Texto: Hudson Lima

DRT 001658-AM

(92) 991542015