Parintins tem primeira safra de melancia produzida na cidade

Parintins tem primeira safra de melancia produzida na cidade Fotos: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM Notícia do dia 07/11/2025

Pela primeira vez, a Granja Paraíso do Aninga investiu na produção de melancia da variedade Magnum, em um hectare, com irrigação. A Prefeitura de Parintins acompanhou a colheita da safra que teve apoio técnico do engenheiro agrônomo Ewerton Nunes ao longo de 75 dias, desde a preparação da área, solo, plantio e tratos culturais. A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) possibilitou o escoamento com transporte de caminhão da estrada da comunidade Santa Terezinha do Aninga.

 

 

O prefeito Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves e o secretário de produção Tião Teixeira viabilizaram a logística para o produtor que pretende cultivar melancia e outras culturas agrícolas o ano inteiro para abastecer o mercado parintinense. O proprietário da Granja Paraíso do Aninga, Tarcísio Brito, estima a colheita de quatro mil frutos até o fim do ano de 2025 e afirma que o trabalho visa ser referência para incentivar outros produtores nas comunidades da Ilha Tupinambarana.

 

 

São aproximadamente 1.500 pés de melancia, resultados do investimento próprio do produtor e a orientação técnica da Prefeitura de Parintins. “Demos início à primeira colheita de um plantio de melancia dentro da cidade. O engenheiro agrônomo Ewerton Nunes nos acompanhou desde o início do processo de plantação. O secretário Tião Teixeira fez visitas com a equipe e disponibilizou a estrutura para o escoamento. É gratificante, para incentivar o produtor local, aquecer a economia, gerar emprego e renda”, afirma Tarcísio.