Foto: Mayara Carneiro
Notícia do dia 19/02/2026
O curso de Jornalismo da Ufam Parintins está promovendo pesquisa inédita junto aos 306 egressos do curso, formados a partir de 2011, a fim de avaliar de que forma as ações da instituição, nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, assim como suas políticas de auxílio ao discente, contribuíram na formação dos alunos. Espera-se ainda, a partir de questões específicas, levantar dados sobre raça, gênero, entre outros, a fim de construir um panorama do perfil dos egressos.
O resultado da pesquisa servirá para orientar as ações do colegiado de Jornalismo, visando fortalecê-las e/ou ajustá-las com o objetivo de incentivar a permanência dos estudantes na graduação. Além disso, permitirá mapear a atuação dos profissionais formados no interior, reunindo informações sobre as áreas do jornalismo em que estão inseridos — ou mesmo sobre a eventual não atuação no campo.
A iniciativa partiu da nova coordenação do curso, formada pelas professoras Graciene Siqueira e Juliana Soares, com o apoio dos demais docentes, que auxiliaram na elaboração do formulário a ser respondido pelos alunos. “Promover uma pesquisa nesse âmbito requer tempo e a articulação de um trabalho coletivo, e o resultado com certeza vai trazer clareza nas ações a serem desenvolvidas futuramente para o fortalecimento do curso”, observou a professora Graciene Siqueira.
Entre as ações previstas pela nova coordenação, que assumiu em dezembro de 2025, está também uma pesquisa com alunos desistentes a fim de complementar pesquisa já iniciada pela Ufam sobre dados da evasão nos cursos da instituição. “São muitos fatores que contribuem para esse cenário e queremos identificar aqueles que dependem da instituição para apontarmos soluções”, destaca a vice-coordenadora Juliana Soares.
A pesquisa está sendo compartilhada com os egressos por meio de e-mail e redes sociais e deve ser intensificada nos próximos meses. A coordenação espera alcançar o maior número possível de egressos.