Fotos: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
Notícia do dia 27/01/2026
A abertura do Encontro Regional do PlanificaSUS ocorreu na manhã desta terça-feira (27), em Parintins, reunindo gestores e profissionais de saúde do Baixo Amazonas para discutir o fortalecimento da linha de cuidado materno-infantil. O evento é promovido pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e o Hospital Israelita Albert Einstein.
Participam da programação secretários e representantes técnicos dos municípios de Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Maués e Nhamundá. Em 2019, Parintins foi o primeiro município do Amazonas a implantar o PlanificaSUS, iniciativa que integra e organiza os serviços de saúde entre a atenção primária, ambulatorial e hospitalar.
A coordenadora de planificação do Hospital Albert Einstein, Talita Rewa, destacou que o encontro representa um marco importante para a região. “Hoje a gente tem um marco muito importante para o Planificar SUS, mas mais importante ainda para o Baixo Amazonas, que é conseguir reunir todos os secretários, os representantes técnicos de cada município e pessoas estratégicas para a gente pensar junto como continuar fortalecendo a nossa rede de atenção à saúde”, afirmou.

Segundo ela, o diálogo integrado é essencial para qualificar o cuidado com gestantes, bebês e crianças.
O secretário municipal de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, ressaltou que o encontro consolida o trabalho desenvolvido pela gestão municipal na qualificação da assistência. “O que nós queremos é fortalecer esse trabalho voltado para a planificação da rede materna infantil. Aqui estamos reunidos com todos os secretários da Regional do Baixo Amazonas, com a presença da Secretaria de Estado e do Hospital Albert Einstein, para qualificar cada vez mais os nossos profissionais e fortalecer o sistema de saúde”, disse.
Clerton também destacou que a iniciativa está alinhada às diretrizes da gestão municipal. “O prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves têm falado muito sobre a qualificação da assistência, e esse momento consolida esse compromisso com uma saúde de qualidade dedicada à nossa população”, completou.

A coordenadora da Atenção Básica de Parintins, Leidiane Valente, lembrou que o município mantém a planificação desde 2019 e que os resultados já são perceptíveis. “Desde a implantação, a gente tem visto grandes avanços, principalmente na atenção primária, no acolhimento, na organização do processo de trabalho e no atendimento por demanda programada e por hora marcada”, explicou. Ela destacou ainda os avanços na assistência ao pré-natal e na integração entre atenção primária, ambulatórios especializados e hospitalar.
O especialista do Hospital Albert Einstein, Valmir Gomes, reforçou o protagonismo de Parintins na região. “O município assume um papel de protagonista no Baixo Amazonas. A gente vem avançando muito na organização dos processos e melhorando cada vez mais os desfechos clínicos, principalmente relacionados às gestantes”, afirmou.
No primeiro dia, as atividades são voltadas aos gestores das Unidades Básicas de Saúde e tutores, no auditório do Sebrae. Nesta quarta-feira (28), a programação segue no auditório do Senac, com foco na equipe multiprofissional e tutores, ampliando o debate sobre estratégias para o fortalecimento da rede materno-infantil no Baixo Amazonas.