Prefeito Mateus amplia presença feminina e nomeia duas mulheres para subsecretarias da Sedema e da Produção

As nomeações consolidam a estratégia do governo Assayag de priorizar qualificação técnica e fortalecer o protagonismo feminino, que já soma mais de 50 mulheres em cargos de secretarias, subsecretarias e autarquias no município.

Prefeito Mateus amplia presença feminina e nomeia duas mulheres para subsecretarias da Sedema e da Produção Fotomontagem Notícia do dia 16/01/2026

O prefeito Mateus Ferreira Assayag nomeou Iradene Brelaz Bruce Neta para a Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) e Rafaela Figueiredo de Oliveira para a Subsecretaria Municipal de Produção e Abastecimento, reforçando a reforma administrativa em curso na Prefeitura de Parintins e ampliando a presença feminina em cargos estratégicos.

 

As nomeações foram oficializadas em 15 de janeiro de 2026, por meio dos Decretos nº 12/2026-PGMP (Sedema) e nº 13/2026-PGMP (Produção e Abastecimento), com efeitos a partir de 5 de janeiro.

Iradene Brelaz Bruce Neta – Subsecretária da Sedema

Nomeada pelo Decreto nº 12/2026-PGMP, Iradene é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), pela Universidade do Estado do Amazonas (2021–2023). É graduada em Ciências Biológicas (UEA), com passagens como bolsista PIBID, PIBIC e Residência Pedagógica, além de atuação em pesquisas sobre aproveitamento de resíduos agroindustriais, cogumelos amazônicos e enzimas oxidativas. Possui formação como Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Amazonas e é Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná. Atuou como professora de Ciências Naturais na Escola SESI Padre Francisco Luppino (2020–2021).

 

 

Rafaela Figueiredo de Oliveira – Subsecretária de Produção e Abastecimento

Nomeada pelo Decreto nº 13/2026-PGMP, Rafaela é Engenheira Agrônoma formada pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior (2019). Possui pós-graduação em Manejo de Pragas em Culturas Agrícolas (2022) e pós-graduação em Fertilidade, Manejo do Solo e Nutrição de Plantas (2023), ambas pela Unyleya Educacional. Cursa Docência do Ensino Superior pela FAVENI e é mestranda em Agronomia Tropical (PPGATR) na Universidade Federal do Amazonas. Tem ampla experiência na elaboração de projetos técnicos rurais e financeiros.

 

Diretriz da gestão

As nomeações consolidam a estratégia do governo Assayag de priorizar qualificação técnica e fortalecer o protagonismo feminino, que já soma mais de 50 mulheres em cargos de secretarias, subsecretarias e autarquias no município.

 

 

Texto: Hudson Lima

(92) 991542015