Fotos: Hudson Lima
Notícia do dia 10/03/2025
O prefeito de Parintins, Mateus Assayaga (PSD) deverá apresentar ainda neste mês de março o calendário desportivo, no qual está inserido o torneio de vôlei feminino e masculino nas quadras das escolas municipais e nas comunidades rurais para o ano de 2025 .
A novidade deixou eufóricas as jogadoras das equipes. Mateus Assayag comentou a novidade com as mulheres que estavam participando do torneio “Torneio Relâmpago”, que faz parte da programação da Semana da Mulher, da Prefeitura de Parintins, no Ginásio Tristão Cruz, na escola Lila Maia, no Bairro Itaúna I, no domingo, dia 09 de março de 2025.
Segundo o prefeito Mateus, a prática esportiva proporciona inclusão social e fortalece a autoestima das jovens, permitindo que elas ocupem espaços historicamente dominados por homens. O prefeito destaca que, ao dar mais oportunidades para as mulheres no esporte, cria-se um ambiente mais igualitário. "O vôlei feminino não é apenas um jogo, é um movimento de transformação. Quando investimos nele, estamos investindo no futuro das nossas jovens e garantindo que elas tenham mais voz e protagonismo."

Mateus Assayag reforça que investir no esporte é investir na saúde pública. "O esporte é um dos melhores remédios que podemos oferecer para a nossa juventude. O vôlei feminino é uma grande ferramenta para manter nossas meninas ativas e longe do sedentarismo."
Além dos benefícios individuais, o vôlei feminino tem um papel fundamental no fortalecimento da comunidade. Nos bairros periféricos e comunidades rurais, a prática esportiva ajuda a unir os moradores, promovendo um ambiente de cooperação e socialização.
Eventos e torneios criam laços e movimentam a economia local. "O esporte é um elo que une as pessoas. Quando incentivamos o vôlei feminino nos bairros e comunidades rurais, estamos construindo mais do que times, estamos fortalecendo Parintins.", afirmou Assayag.
A desportista e militante da área do vôlei, professora Sandra Helena, falando pelos times presentes, afirmou que Parintins precisa de governantes que olhem para o esporte não somente na forma de competição, mas também como um meio social, como veículo de saúde e lazer. “Então, essa proposta que o prefeito Mateus trouxe e apresentou para a gente, de colocar editais na área esportiva e de campeonatos e de organizar, é salutar, é boa. E se ele souber que precisar da ajuda da gente, da turma do vôlei, estamos aqui para ajudar”, afirmou.
A atleta Ananda Cid destacou que o vôlei feminino é uma estratégia eficaz na redução da violência e do envolvimento com drogas, pois o esporte ocupa a juventude com atividades saudáveis e cria referências positivas. “Estamos na torcida para que esse calendário possa fortalecer cada vez mais a prática do vôlei, não apenas para quem já gosta, mas também para nossa juventude conhecer e participar”, comentou.

A secretária Zeila Cardoso, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e o secretário Luan Cavalcante, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, estavam em conjunto na execução do “Torneio Relâmpago”. “A relação entre esporte e educação também é um ponto central na gestão do prefeito Mateus. Muitas atletas têm no vôlei uma porta de entrada para bolsas de estudo e oportunidades acadêmicas, o que pode mudar trajetórias de vida”, afirmou Zeila.
Para Luan Cavalcante, proporcionar essa estrutura é fundamental para garantir um futuro melhor para a juventude. "Cada ponto marcado na quadra pode ser um passo para a educação e para novas oportunidades. O vôlei feminino abre portas para que nossas jovens sonhem mais alto.", afirmou.
Texto: Hudson Lima
DTR 0001658-Am
(92) 991542015