Fotos Assessoria de Imprensa
Notícia do dia 19/10/2026
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), acompanhado da vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB), comandou uma grande carreata em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à candidatura do senador Omar Aziz (PSD) ao Governo do Amazonas. A mobilização política percorreu quase a totalidade dos bairros de Parintins, em um ambiente de festa democrática, reunindo apoiadores dos dois candidatos na reta final do segundo turno das eleições de 2026.
A concentração aconteceu na área externa do Bumbódromo, palco do Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais da Região Norte, marcada pela disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido. De lá, a carreata seguiu pelas ruas e avenidas da cidade, levando a campanha eleitoral a diferentes bairros do município.

Durante o pronunciamento, Mateus Assayag pediu votos para Lula e Omar Aziz e defendeu a continuidade das parcerias políticas e institucionais que, segundo ele, têm contribuído para a realização de obras e a chegada de investimentos a Parintins. O prefeito afirmou que o momento exige diálogo com os eleitores, independentemente das preferências partidárias.
“A hora agora, meus amigos e minhas amigas, é de conversar com todos, é de mostrar a importância desse momento. Não é hora de dizer eu não gosto de A, eu não gosto de B, é hora de mostrar quem gosta de Parintins, quem gosta do Amazonas, quem cuida do Brasil. Esse é o momento, não importa agora se você gosta ou não gosta do Omar, se você gosta ou não gosta do Lula, é quem trabalha por Parintins, é quem trabalha pelo Amazonas, é quem cuida do Brasil e são as pessoas que eu preciso para me ajudar a trazer investimentos para Parintins, são esses que me ajudam”, declarou Mateus Assayag.

O prefeito também relacionou o apoio político ao presidente Lula e ao senador Omar Aziz à execução de obras de infraestrutura e à ampliação dos serviços públicos em Parintins. Entre os exemplos mencionados estão a maternidade, a policlínica, as obras de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o muro de arrimo e os serviços de asfaltamento das vias urbanas.
“A maternidade está aqui de exemplo, a policlínica está aqui de exemplo, as obras de UBS estão aqui de exemplo, o muro de Arrimo está aqui de exemplo, asfalto caído na cidade está aqui de exemplo, é o Lula, é o Omar que me ajudam a trazer esses investimentos para Parintins, que é deles que eu preciso, é desses dois homens públicos que eu preciso, e que sobretudo gente, a gente conhece. A gente confia, e eles conhecem o parintinense, eles conhecem o Parintins, eles vivem aqui com a gente, e a gente tem pra quem recorrer”, afirmou.
Lula e Omar foram os mais votados em Parintins no primeiro turno
A mobilização aconteceu duas semanas após o primeiro turno das eleições, realizado em 4 de outubro, quando Lula e Omar Aziz obtiveram as maiores votações em Parintins para os cargos de presidente da República e governador do Amazonas, respectivamente.
Na disputa presidencial, Lula conquistou 43.822 votos, equivalentes a 78,66% dos votos válidos no município. Flávio Bolsonaro (PL), seu adversário no segundo turno, recebeu 9.489 votos, correspondentes a 17,03%.
Na eleição para o Governo do Amazonas, Omar Aziz alcançou 31.832 votos, representando 60,44% dos votos válidos em Parintins. Sua adversária no segundo turno, Maria do Carmo Seffair (PL), recebeu 3.986 votos, equivalentes a 7,57%, no primeiro turno.
Os resultados municipais, divulgados a partir da totalização da Justiça Eleitoral, demonstram o desempenho dos candidatos entre os eleitores de Parintins no primeiro turno. A definição das disputas para presidente e governador ocorrerá no segundo turno, marcado para domingo, 25 de outubro.
Ao encerrar o discurso, Mateus Assayag convocou os apoiadores a intensificarem a mobilização eleitoral na última semana de campanha, destacando sua confiança nas relações políticas estabelecidas com Lula e Omar.
“Então minha gente, é a hora da arrancada final, é hora de dobrar todo mundo pro 13, de dobrar todo mundo pro 55, e Parintins fazer parte dessa vitória consagradora do Lula e do Omar. Vamos juntos pra vitória!”, concluiu o prefeito.
Texto: Hudson Lima
(92) 991542015