Fotos: Arquivo Semjel
Notícia do dia 23/12/2025
O programa Movimenta Parintins é sucesso com mais de 700 pessoas participando diariamente em todos os sete projetos que compõem o programa. Com uma variedade de opções para todas as idades, o programa é uma iniciativa importante da Prefeitura de Parintins, liderada pelo prefeito Mateus Assayag e vice-prefeita Vanessa Gonçalves, que melhora a qualidade de vida dos participantes.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que coordena o programa, os números são impressionantes: as Academia Geny Bentes, Praça da Liberdade e Praça dos Bois atendem 313 alunos. Os projetos “Movimente-se” tem 150 alunos; o Educ(Ação) possui 22 alunos; o “Mexa-se Parintins” atende 150 alunos; “Vem Dançar na Melhor Idade” trabalha com 60 alunos; “Reabilitar” tem 23 participantes e o “Semjel em Ação” trabalha com 40 idosos.

“Com todo apoio da Prefeitura de Parintins, os números falam por si só sobre o sucesso da existência do projeto, com quase 750 atendimentos diários, se mantendo como a principal frente pública de promoção à qualidade de vida, reabilitação e bem-estar no município, por meio da atividade física envolvendo: música, dança, os aparelhos das academias, step, caminhada orientado e funcional”, destaca o coordenador de juventude da Semjel, Rian Marchão.
O coordenador de esporte, Bruno Melo, afirma que a importância do programa é clara, por atender todas as idades com profissionais qualificados, que garantem a qualidade das aulas e atividades. “Ter esses profissionais acompanhando as atividades assegura a qualidade de vida de maneira correta, além de promover bem-estar, inclusão social e o acesso da população também as práticas esportivas e de lazer. O investimento da Prefeitura de Parintins, por meio da secretaria de esporte, é fundamental para fortalecer as ações voltadas a saúde da população parintinense”, assegura Bruno.

Com a intensificação dos projetos e a melhora nos espaços das academias ao ar livre, a expectativa para 2026 é ainda maior. "Convidamos a população a participar ainda mais dos nossos projetos oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura de Parintins para a população no novo ano. Vamos juntos fazer de Parintins uma cidade mais saudável e feliz!", convida o coordenador da promoção social e lazer da Semjel, Thiago Brelaz.
Programa “Movimenta Parintins” – Onde encontrar?
Academias Geny Bentes, Praça da Liberdade e Praça dos Bois (lado Vermelho);
Movimente-se: Complexo Benedito Azêdo, Ginásio Silvia Pantoja, Complexo Benedito Azêdo e Praça do Palmares;
Projeto Educ(Ação): Complexo Benedito Azêdo;
Mexa-se Parintins: Área externa da Arena Olímpica Rubem dos Santos;
Vem Dançar na Melhor Idade: Arena Rubem dos Santos e Complexo Benedito Azêdo;
Reabilitar: Área externa da Arena Olímpica Rubem dos Santos e domiciliar
Semjel em Ação: parceria com as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s.