Prefeitura de Parintins abre temporada de transatlânticos 2026 com chegada do primeiro navio do ano

Prefeitura de Parintins abre temporada de transatlânticos 2026 com chegada do primeiro navio do ano Fotos: Yuri Pinheiro  Notícia do dia 02/02/2026

A Prefeitura de Parintins organizou neste sábado (01), o receptivo aos turistas do Transatlântico Ms Insígnia que visitaram a cidade abrindo a temporada de transatlânticos de 2026. 

 

O primeiro navio do ano que aportou no município é de bandeira americana e trouxe aproximadamente 800 passageiros, entre turistas de diferentes nacionalidades, fortalecendo o fluxo turístico e movimentando a economia local.

 

Por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, a Prefeitura organizou um receptivo especial para os visitantes, envolvendo guias turísticos bilíngues, apresentações culturais, ordenamento do trânsito e reforço na segurança. A ação contou com a atuação integrada da Guarda Municipal, da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) de Parintins, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e de equipes de apoio.

 

A subsecretária de Turismo, Carla Garcia, destacou que a chegada do navio marca oficialmente a abertura da temporada de transatlânticos no município em 2026. “Esse é o primeiro navio de 2026, a gente está abrindo a temporada de transatlânticos no município. É um navio de bandeira americana, com aproximadamente 800 passageiros que visitaram a cidade. E aí nós fizemos toda uma preparação para esse receptivo”, afirmou.

 

 

A Prefeitura de Parintins mobilizou mais de 15 guias de turismo bilíngues, distribuídos nos principais atrativos da cidade, garantindo orientação, tradução e informações sobre a história e a cultura da cidade. Em pontos turísticos como a praça Eduardo Ribeiro, os visitantes também puderam acompanhar apresentações culturais com dançarinos e ritmos regionais, proporcionando uma imersão na identidade cultural do município.

 

A segurança durante o desembarque e circulação dos turistas foi reforçada com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. A tenente Lilian Barreto informou que uma Unidade de Resgate permaneceu em prontidão durante toda a operação. “O Corpo de Bombeiros hoje está aqui recepcionando os turistas em Parintins com a nossa unidade de resgate, dando apoio até às 16 horas em relação a ocorrências que possam acontecer com qualquer turista ou pessoa que estiver trabalhando nesse momento no Porto de Parintins”, explicou.

 

O acompanhamento dos turistas também foi realizado por guias credenciados pela Prefeitura. O guia de turismo Anthony Amirnovin destacou a importância do trabalho de orientação e tradução para os visitantes estrangeiros. “A gente tem o dever de guiar, traduzir, ajudar os comerciantes locais e, principalmente, contar um pouco da história de Parintins, porque muitos chegam sem conhecer a cidade”, relatou.

 

A chegada dos transatlânticos representa um importante estímulo à economia criativa de Parintins. Para o mestre da cultura popular Mateus Pereira, o fluxo de turistas amplia oportunidades e valoriza as expressões culturais do município. “A importância dos navios aqui em Parintins é que eles movimentam a economia criativa, os artesãos, os dançarinos e o próprio boi-bumbá, divulgando o nosso festival”, afirmou. Os turistas participaram do show cultural apresentado pelo Boi Caprichoso.

 

Com estrutura organizada, integração entre os órgãos municipais e valorização da cultura local, Parintins inicia a temporada de transatlânticos de 2026 reafirmando seu potencial turístico e fortalecendo a economia do município, projetando a cidade como um dos principais destinos da Amazônia.