Foto: Stephany Farias – SEDEMA/SECOM
Notícia do dia 07/01/2026
A Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA), informa que recebeu na manhã desta quarta-feira (07), uma denúncia sobre um indivíduo que estaria se passando por agente do meio ambiente para visitar empresas, coagir empresários e solicitar valores em dinheiro com a falsa promessa de amenizar vistorias ambientais.
A denúncia foi feita por um empresário que recebeu o indivíduo em seu estabelecimento e, ao desconfiar da abordagem, entrou em contato imediatamente com a SEDEMA, contribuindo para o combate a esse tipo de crime.
A Secretaria de Meio Ambiente esclarece que todas as ações e fiscalizações ambientais oficiais são realizadas, exclusivamente, por meio de ofícios e procedimentos formais, com servidores devidamente identificados. Nenhum servidor da SEDEMA está autorizado a solicitar valores, vantagens ou qualquer tipo de pagamento. Qualquer abordagem diferente desse padrão deve ser considerada suspeita.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, reforçou que a fiscalização ambiental segue rigorosamente os princípios da legalidade e da transparência. “É importante deixar bem claro que a fiscalização ambiental não se resolve com dinheiro e não é feita dessa forma. Nenhum servidor da SEDEMA cobra valores, pede vantagem ou faz acordo desse tipo. Todo pagamento realizado à secretaria ocorre de forma legal, por meio do DAM de arrecadação, que vai direto para a conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente, sem qualquer repasse a fiscais ou servidores”, esclareceu.
A Prefeitura de Parintins orienta que a população e os empresários não realizem pagamentos, desconfiem de abordagens irregulares e denunciem imediatamente situações semelhantes. Esse cuidado protege a população, o setor empresarial e fortalece o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em caso de dúvidas ou denúncias, os cidadãos podem comparecer à sede da SEDEMA, localizada na Rua Itacoatiara, s/n, São Vicente – Centro Multifuncional, ou entrar em contato pelo Disque Denúncia: (92) 99315-3239.