Prefeitura de Parintins disponibiliza repertório oficial do Carnailha 2026 em mais de 20 plataformas digitais

Prefeitura de Parintins disponibiliza repertório oficial do Carnailha 2026 em mais de 20 plataformas digitais Foto: Sidney Simas  Notícia do dia 03/02/2026

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Parintins leva as marchinhas e os sambas-enredo do Carnailha às principais plataformas digitais, ampliando o acesso do público às músicas que vão embalar o Carnailha 2026. Ao todo, mais de 20 canais de streaming e redes sociais já disponibilizam o repertório oficial do carnaval parintinense.

 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), integra uma proposta do governo do prefeito Mateus Assayag de fortalecer a comunicação institucional e utilizar a tecnologia como aliada na divulgação dos eventos do município. Com a presença nos aplicativos mais populares, a ação amplia o alcance do carnaval, reforça a visibilidade da festa e consolida o Carnailha como o maior Carnaval do Norte do Brasil. 

 

Para Carlos Alexandre, secretário de Comunicação da Prefeitura, a iniciativa faz parte de uma estratégia de divulgação do Carnaval de Parintins, voltada à valorização dos blocos e à projeção da festa em âmbito nacional. “Um trabalho que tem como objetivo divulgar o Carnaval parintinense fora dos limites do Amazonas, resgatando todo esse trabalho e ampliando principalmente a divulgação dos blocos carnavalescos de forma pioneira. Mas também fazendo com que o turismo seja exaltado e transformado em geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário. 

 

Já Luiz Eduardo, coordenador digital da Prefeitura e responsável pelo processo de distribuição das marchinhas, detalhou como funciona o processo técnico de organização e envio das músicas para as plataformas digitais. “Eu já faço a organização, recebo e faço a conversão dos arquivos das músicas para um formato próprio da plataforma. E aí envio para a distribuidora. Eu faço a conferência com relação a letra, a música e aí a gente aguarda um período de distribuição para as plataformas”, declarou.

 

 

Para Vanildo Filho, presidente do bloco Chitara da Chapada, a disponibilização das marchinhas nas plataformas amplia o alcance dos blocos e fortalece o Carnaval parintinense. “Esse processo contribui para o aumento, a ampliação do alcance do nosso produto local que são as marchinhas, que são os blocos, para que a gente possa atrair mais investidores, mais público, principalmente mais visitantes no período momesco parintinense”, ressaltou o presidente.

 

Nessa edição do Carnailha, as plataformas que estarão disponibilizando as marchinhas e sambas-enredo dos blocos serão: Spotify, Apple Music, iTunes, Instagram, Facebook, TikTok, ByteDance, YouTube Music, Amazon, Pandora, Deezer, Tidal, iHeartRadio, Qobuz, Saavn, Boomplay, Anghami, NetEasy, Tencent, Claro Música Joox, Kuack Media, Adaptr, Flo e MediaNet.

 

O álbum Carnailha Versão 2026 possui, ao todo, 13 músicas com as marchinhas dos blocos irreverentes (As Tiazinhas, Os Belezuras, Lagarto Salgado, Pantera Cor-de-Rosa, Chitara da Chapada, Os Piratas e Invasão na Folia), e dos sambas dos blocos da Chave Especial (Bad Boy, Rubro Negro, Unidos do Itaúna, Os Metralhas, Fax e Império dos Palmares).

 

O Carnailha 2026 será realizado nos dias 15, 16 e 17, encerrando a programação com o tradicional Carnaboi, no circuito Carnailha. A festa é promovida pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.