Fotos: Pitter Freitas - SECOM
Notícia do dia 10/12/2025
Um marco histórico para o município de Parintins foi a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2025-2028, que aprovou o Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e Adolescente e o Plano Municipal de Participação Cidadã de Adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). O prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves fizeram a abertura do evento, nesta terça-feira, 09, no Auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Parintins).
O fórum, realizado pela Prefeitura de Parintins e coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em articulação com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, contou com ampla participação das secretarias municipais de assistência social, saúde, educação, juventude, poder judiciário, Conselho Tutelar, os adolescentes do NUCA e Rede de Proteção.
Os jovens do NUCA trouxeram suas perspectivas, prioridades e propostas. Henrique Gabriel, apresentador do Boi Estrelinha e representante dos povos de terreiro, considerou o Fórum, um momento de escuta. “Eu me sinto privilegiado de participar desse fórum e ser voz das crianças. Temos o direito de participar e trazer nossas opiniões. Desejo que nossa voz seja escutada”, destacou.
Para o prefeito Mateus Assayag, Parintins faz a lição de casa melhorando os indicadores. “O Selo UNICEF é um reconhecimento que Parintins e a nossa gestão estão melhorando os índices em todos os setores, na redução da desigualdade, educação, saúde, social. É um reconhecimento internacional. Estamos fazendo a lição de casa com todas as nossas secretarias”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita Vanessa Goncalves acredita na certificação do Selo para o município. “Enquanto administração pública estamos afirmando nosso compromisso com as crianças e adolescente. Nós vamos conseguir o selo para Parintins”, disse confiante.
O Juiz da 2ª Vara da Comarca de Parintins da Infância e Juventude, Nilo da Rocha Marinho, e a Defensora Pública, Emilly Santos, participaram do Fórum apoiando a rede de proteção. “É o diálogo que vai definir quais são as nossas prioridades que estão no PPA e LDO. Aqui em Parintins eu vejo uma ampla participação do município em ouvir a população, e aqui vai o meu elogio à gestão: que neste município as prioridades e a realidade sejam construídas por vocês”, destacou o magistrado.
A articuladora do Selo UNICEF, Joelilce Trindade, assegurou que os planos aprovados serão encaminhados para a articulação estadual. “Apresentamos para a plenária, foram aprovados e foram pautados dentro dos indicadores do município, das políticas de saúde, assistência social, educação, contra a violência e todas as estratégias de garantia de direitos”, relatou.
De acordo com a presidente do CMDCA, Milena Miranda, o município encerra o ano cumprindo as metas de 2025 do Selo Unicef. “Cumprimos o cronograma, fechamos com o Fórum, mas temos um longo caminho até 2028”, ressaltou.