Prefeitura de Parintins realiza reunião para tratar de demandas de permissionários da Praça do Bois

Prefeitura de Parintins realiza reunião para tratar de demandas de permissionários da Praça do Bois Foto: Junior Petro - SECOM Notícia do dia 23/09/2025

A Prefeitura de Parintins realizou nesta terça-feira (23) uma reunião com permissionários da Praça dos Bois (lado Azul e Vermelho) e do Anfiteatro Sila Marçal. O encontro ocorreu no Centro Multifuncional Casa do Produtor – SEDEMA, e teve como objetivo tratar de questões ambientais e administrativas relacionadas ao uso dos espaços públicos, com foco na segurança, higiene e cumprimento das normas municipais.

 

A reunião aconteceu a convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA) e contou com a participação das secretarias de Cadastro, Arrecadação e Terras (SECAT), Vigilância Sanitária, Projetos e Obras, garantindo a integração entre os órgãos na busca por soluções para os problemas apresentados.

 

Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos de interesse dos permissionários e da Prefeitura, como o lançamento de água servida em via pública, fossas e sumidouros, a poluição sonora causada por equipamentos de som, o descarte correto de resíduos sólidos, a renovação de contratos e o atraso de pagamentos, além da apresentação de licenciamentos pendentes. Também foram abordadas questões relacionadas ao manejo e à qualidade dos alimentos, incluindo o uso de EPIs e boas práticas de higiene, e o destino correto dos resíduos produzidos nos espaços públicos.

 

 

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, a reunião foi fundamental para alinhar ações com os permissionários e assegurar o bom uso dos espaços públicos.

 

“Tratamos sobre a utilização dos equipamentos de som e os limites de horários, que vão até meia-noite de domingo a quinta-feira e até às 2h da manhã nas sextas e sábados. Pedimos a compreensão dos permissionários para que as normas sejam cumpridas, garantindo uma boa convivência com moradores, clientes e comerciantes”, destacou Dray.

 

O coordenador de receitas da Secretaria de Arrecadação, Jorge Alberto Viana, reforçou a importância da regularização contratual.

 

“Alguns contratos e licenciamentos estão pendentes, e demos um prazo para a entrega da documentação. A partir do próximo ano, pretendemos alinhar para que todas as renovações ocorram no mês de fevereiro, permitindo a organização e o cumprimento dos prazos de forma conjunta”, explicou.

 

O encontro possibilitou ouvir as demandas dos permissionários e levar as problemáticas às secretarias presentes, buscando soluções efetivas.

 

Além disso, as secretarias enfatizaram aos permissionários a importância do REFIS – Lei do Programa de Recuperação Fiscal 2025, que permite regularizar débitos municipais em até 3 vezes, sem juros e sem multas, com validade até 17 de dezembro. O programa abrange Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alvarás, licenças e outros tributos municipais.