Professor Allan Rodrigues propõe medidas de inclusão, diversidade e equidade na candidatura à reitoria da UFAM

Professor Allan Rodrigues propõe medidas de inclusão, diversidade e equidade na candidatura à reitoria da UFAM Fotos: Monique Furtado Notícia do dia 21/03/2025

Da Redação - O professor Allan Rodrigues, candidato a reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), apresentou uma série de propostas que priorizam a inclusão, diversidade, e equidade de gênero na universidade. Durante visita ao Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins), o candidato destacou a necessidade de uma instituição mais acolhedora e representativa para todos os segmentos da comunidade acadêmica.

 

Allan considera, que a Ufam, por estar na Amazônia, tem um caráter naturalmente diverso, abrangendo diferentes etnias, religiões e identidades de gênero e sexualidade. Ele defende uma política clara de acolhimento e combate a qualquer forma de discriminação ou assédio.

 

“A universidade tem que abraçar todos e todas. Nossa proposta é construir políticas de diálogo com as populações tradicionais, povos indígenas, o com o movimento negro e demais grupos identitários, para tornar a Ufam um espaço realmente inclusivo”, afirmou.

 

 

Apoio às mães universitárias

 

A candidatura de Allan Rodrigues também traz propostas de apoio às mulheres, especialmente às mães da comunidade acadêmica. Entre as medidas, estão a implementação de fraldários nos espaços da universidade e a inclusão de pontuação diferenciada em editais de pós-graduação.

 

“Vamos propor, por exemplo, a existência de fraldários, para que as mães possam levar seus filhos e possam fazer as trocas de fraldas. Queremos também que, os editais de pós-graduação possam ter pontuação diferenciada para aquelas mães que estão concorrendo aos editais e estão dentro daqueles dois anos de extrema dedicação as crianças e que de repente, não conseguem produzir com tanta intensidade”, considerou.

 

Equidade de gênero

 

Allan Rodrigues propõe uma gestão que assegure a equidade de gênero em todos os cargos de indicação da reitoria, buscando maior representatividade feminina em espaços de decisão e poder dentro da universidade.

 

“Queremos discutir com a comunidade uma política mais ampla para acolher as mulheres, as mães, e tornar a universidade um local acolhedor. E na nossa gestão, é um compromisso nosso que haverá equidade de gênero em todos os cargos que são de indicação da reitoria.”

 

 

A eleição para a reitoria da Ufam acontece no dia 26 de março. O professor Allan Rodrigues disputa o cargo de reitor ao lado do professor Victor Lamarão, candidato a vice-reitor, pela Chapa 23 – “Somos Mais Ufam”.

 

Assista: https://www.instagram.com/reel/DHdturrA2RX/?igsh=cWJmeGVsa2JjMTls

 

Por Rafaela Alexandrino - Jornalista (DRT-0002035-AM)