
A professora Edna Aniceto de Magalhães Cardoso, do curso de Administração, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM), apresentou na última sexta-feira(18), o trabalho intitulado "A experiência turística: percepções dos fatores de sucesso do Festival Folclórico de Parintins a partir da aplicação do Modelo de Bordas e da Teoria de Script", na conferência "TMS Algarve 2022", em Portugal. O evento foi do dia 16 a 18 e teve como tema "Desafios da Sustentabilidade no Turismo, Hospitalidade e Gestão". As conferências TMS estão entre as principais conferências de Turismo/Gestão da Europa.
De acordo com a professora Edna, o trabalho é oriundo da sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre o Festival Folclórico de Parintins, com ênfase nos problemas que os turistas enfrentam ao chegar na cidade, onde foi constatado que o município ainda não corresponde as demandas turísticas impostas pelo Festival.
O Modelo de Bordas se refere a competitividade no destino turístico e a Teoria de Script a experiência emocional positiva do turista determina seu curso de ação para uma revisita.
Professora Edna no XIX Seminário Anual da ANPTUR - Foto: arquivo pessoal
Ainda segundo a professora, a primeira parte do seu trabalho foi apresentada no XIX Seminário Anual da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) em setembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ela ouviu 14 especialistas em cultura da região Norte para elaborar a estrutura e as entrevistas com os turistas no Festival de 2018 e por conseguinte, foram analisadas as respostas em relação a satisfação dos visitantes no Festival - segunda parte da sua tese que foi apresentada em Portugal.
“Muitos professores participaram, de todos os países. Nós vimos o trabalho de todos eles, alguns nós entendíamos e outros não por conta do idioma. Foi maravilhoso!”, destaca a professora Edna.
O evento em Portugal tem como intuito incentivar abordagens Interdisciplinares e comparativas e estimular a investigação e divulgação do conhecimento científico, além de promover a cooperação acadêmica e o trabalho colaborativo entre pesquisadores de diferentes países.
Por: Vinícius Bellchior/Equipe Site ICSEZ