Professora da UFAM Parintins apresenta trabalho em conferência internacional de turismo em Portugal

Em menos de um mês, é a segunda vez que uma professora do ICSEZ apresenta trabalho no cenário internacional

Professora da UFAM Parintins apresenta trabalho em conferência internacional de turismo em Portugal Professora Edna no XIX Seminário Anual da ANPTUR - Foto: arquivo pessoal Notícia do dia 20/11/2022

A professora Edna Aniceto de Magalhães Cardoso, do curso de Administração, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM), apresentou na última sexta-feira(18), o trabalho intitulado "A experiência turística: percepções dos fatores de sucesso do Festival Folclórico de Parintins a partir da aplicação do Modelo de Bordas e da Teoria de Script", na conferência "TMS Algarve 2022", em Portugal. O evento foi do dia 16 a 18 e teve como tema "Desafios da Sustentabilidade no Turismo, Hospitalidade e Gestão". As conferências TMS estão entre as principais conferências de Turismo/Gestão da Europa.

De acordo com a professora Edna, o trabalho é oriundo da sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre o Festival Folclórico de Parintins, com ênfase nos problemas que os turistas enfrentam ao chegar na cidade, onde foi constatado que o município ainda não corresponde as demandas turísticas impostas pelo Festival.

O Modelo de Bordas se refere a competitividade no destino turístico e a Teoria de Script a experiência emocional positiva do turista determina seu curso de ação para uma revisita.

Professora Edna no XIX Seminário Anual da ANPTUR - Foto: arquivo pessoal

Ainda segundo a professora, a primeira parte do seu trabalho foi apresentada no XIX Seminário Anual da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) em setembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ela ouviu 14 especialistas em cultura da região Norte para elaborar a estrutura e as entrevistas com os turistas no Festival de 2018 e por conseguinte, foram analisadas as respostas em relação a satisfação dos visitantes no Festival  - segunda parte da sua tese que foi apresentada em Portugal.

“Muitos professores participaram, de todos os países. Nós vimos o trabalho de todos eles, alguns nós entendíamos e outros não por conta do idioma. Foi maravilhoso!”, destaca a professora Edna.

O evento em Portugal tem como intuito incentivar abordagens Interdisciplinares e comparativas e estimular a investigação e divulgação do conhecimento científico, além de promover a cooperação acadêmica e o trabalho colaborativo entre pesquisadores de diferentes países.

                              

Por: Vinícius Bellchior/Equipe Site ICSEZ