Foto: Site da Baixada
Notícia do dia 13/08/2026
A vereadora Márcia Baranda (União Brasil) apresenta Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Prática de Artes Marciais por Mulheres. A proposta busca ampliar o acesso de mulheres e meninas ao esporte, incentivar a autonomia e contribuir para ações de prevenção à violência.
A iniciativa prevê aulas, oficinas, demonstrações, palestras e campanhas educativas, aproximando o público feminino das modalidades esportivas e da prática de defesa pessoal.
Prevenção e autonomia
Para Márcia Baranda, as artes marciais podem contribuir para o desenvolvimento físico e emocional, além de estimular disciplina, autoestima, autoconfiança e conhecimentos de defesa pessoal.
O cenário de violência contra a mulher também reforça a importância de ações de prevenção. Em 2025, o Brasil registrou 1.568 feminicídios, o maior número da série histórica, com aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.
Nesse contexto, a iniciativa busca integrar esporte, saúde, educação e cidadania às ações municipais de prevenção e conscientização, especialmente para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.
A Semana Municipal poderá contar com o uso de espaços públicos e parcerias com entidades públicas e privadas, respeitando a disponibilidade orçamentária e financeira do município.
“Queremos ampliar as oportunidades para que mulheres e meninas tenham acesso ao esporte, desenvolvam sua autonomia e encontrem nas artes marciais mais uma ferramenta de prevenção e proteção”, afirma Márcia Baranda.