Babá, Márcia, Fábio e Telo (fotos Hudson Lima)
Notícia do dia 19/02/2025
O Festival Folclórico de Parintins, maior impulsionador econômico da Ilha Tupinambarana, está longe de ser alheio à política local. Entre os atuais vereadores que iniciaram o ano legislativo em 18 de fevereiro de 2025, quatro já estiveram à frente dos dois bois-bumbás que movem a paixão da cidade: Babá Tupinambá (PP), Fábio Cardoso (PODEMOS), Márcia Baranda (União Brasil) e Telo Pinto (AVANTE).
A Ponte Entre o Bumbódromo e a Câmara Municipal
A relação entre política e cultura não é novidade em Parintins, e esses parlamentares carregam no currículo não apenas mandatos políticos, mas também históricos de conquistas no Festival Folclórico.
Telo Pinto, ex-presidente do Garantido por cinco anos, trouxe três títulos para o boi vermelho e branco: 2011, com o tema “Miscigenação”; 2013, com “Garantido, o Boi do Centenário”; e o bicampeonato de 2014, com “Garantido, Fé”.
Márcia Baranda, torcedora de uma família tradicional do Caprichoso, presidiu o boi azul e branco e liderou a conquista do título de 2012, com o tema “Viva a Cultura Popular!”. Márcia até o momento foi a primeira e única mulher presidente do Azul e Branco.
Babá Tupinambá foi presidente do Caprichoso nos títulos de 2017, com o tema “A Poética do Imaginário Caboclo”, e 2018, com “Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral”.
Fábio Cardoso teve um papel fundamental no último título do Garantido, em 2019, quando o boi venceu com o tema “Nós, o Povo”. Ele presidiu o bumbá por três anos, encerrando sua gestão em 2020, ano em que o festival não ocorreu devido à pandemia da COVID-19.
Festival de Parintins 2025: A Rivalidade Segue Forte
A conexão entre a política e o festival continua em 2025. Este ano, a disputa no Bumbódromo promete ser acirrada:
Garantido tentará recuperar o título perdido nos últimos anos com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, sob a presidência do artista Fred Góes.
Já o Caprichoso, atual tricampeão (2022, 2023 e 2024), buscará o tetracampeonato com o tema “É Tempo de Retomada”, liderado pelo presidente Rossy Amoedo.
Bumbás na Câmara de Parintins
Na Câmara Municipal de Parintins, composta por 13 vereadores, a rivalidade folclórica também está presente. Os parlamentares possuem preferências bem definidas pelos bois-bumbás:
Vereador Fernando Menezes (Republicanos) declarou que não torce mais para nenhum dos bumbás, afirmando ser apenas “de Jesus”.
Torcedores e associados do Caprichoso: A a vice-presidente Márcia Baranda (União Brasil), Azamor Pessoa (MDB), Marcus Cursino (União Brasil), Babá Tupinambá (PP) e Julvan Medeiros (União Brasil). Julvan é filho do seu Geraldo Soares de Medeiros que na década de 80 foi presidente do Boi Caprichoso, além de vereador e presidente da Câmara.
Torcedores do Garantido: Naldo Lima (PODEMOS), Cabo Linhares (PL, atual presidente da Câmara), Telo Pinto (AVANTE), Flávio Farias (União Brasil), Adson Príncipe (PL), Fábio Cardoso (PODEMOS) e Alex Garcia (PSD).
A relação entre o Legislativo e os bumbás Caprichoso e Garantido é histórica
O empresário Raimundo Dejard Vieira, conhecido como "Seu Didi Vieira", foi ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-prefeito de Parintins nas décadas de 1950 e 1960. Ele foi um dos padrinhos do Boi Caprichoso e era chamado de “Homem de Coração de Ouro” pela forma generosa com que atendia à população.
Glaucio Bentes Gonçalves, que também foi vereador e ex-prefeito, ajudou significativamente tanto o Garantido quanto o Caprichoso.
Outro nome de destaque é o de Raimundo Muniz Rodrigues, que, junto com Lucinor Barros, Xisto Pereira e Padre Augusto Giannola, organizou o primeiro Festival de Parintins em 1965. Muniz Rodrigues, que foi ex-presidente da Câmara de Parintins, era um torcedor declarado do Garantido.
Da mesma forma, José Pedro Faria, ex-presidente da Câmara e pai de Zezinho Faria (ex-presidente do boi Garantido), também teve grande ligação com o festival. Seu José Pedro Faria é avô do atual AMO do Garantido, João Paulo o JP.
Além deles, Geraldo Soares de Medeiros, ex-presidente da Câmara, teve uma forte relação com o Caprichoso, chegando a ocupar a presidência do bumbá.
O ex-prefeito Raimundo Reis Ferreira, conhecido como "Xibiu", era apaixonado por ambos os bois, Caprichoso e Garantido, demonstrando seu envolvimento com a cultura local. Já o ex-vice-prefeito de Parintins, Edu Costa, era um fervoroso torcedor do Garantido.
Outro nome emblemático foi o do ex-vereador Rui Mendes, cuja dedicação ao Garantido era tão grande que os torcedores do Caprichoso o chamavam de "Frasquinho de Veneno", tamanha a sua influência nas vitórias do boi vermelho e branco.
José Walmir Martins de Lima ex- presidente da Câmara foi presidente do Boi Garantido por várias vezes. Assim como o ex-presidente e vereador Iranildo Azedo é sócio e torcedor do Caprichoso.
Em Parintins, política e cultura sempre caminharam juntas, reforçando a identidade e a tradição do Festival de Parintins ao longo das décadas.
Texto: Hudson Lima
DRT 0001658-AM
(92) 991542015