Mulher negra é alvo de racismo de mulher branca no metrô, que diz que seu cabelo "pode passar doença". Créditos: Reprodução
Notícia do dia 04/05/2022
Uma mulher negra foi alvo de racismo em um vagão da Linha 1 - Azul do Metrô de São Paulo na noite desta segunda-feira (3). O caso gerou revolta entre passageiros, que protestaram na estação Ana Rosa, Zona Sul da capital paulista.
A vítima é Welica Ribeiro, que é do Rio de Janeiro e está passando férias em São Paulo. Ela conta que uma mulher branca, identificada como Agnes Vajda, pediu para que não encostasse seu cabelo nela, pois poderia "passar doença".
Imediatamente o irmão de Welica, Jonatan Ribeiro, começou a filmar a discussão. Nas imagens, é possível ver que o rapaz pergunta a outras pessoas no vagão se elas confirmavam que a mulher tinha sido racista, ao que os passageiros disseram que sim.
Já na estação Ana Rosa, dezenas de passageiros gritavam "racista" para a mulher branca, que foi conduzida para o 27º Distrito Policial, no Campo Belo, para prestar depoimento, sob a escolta de seguranças do metrô. Welica e seu irmão também prestaram depoimento na mesma delegacia e a Polícia Civil, agora, investiga o caso.
"Os agentes de segurança do Metrô atuaram na proteção das partes. A PM foi acionada e as encaminharam para a delegacia", diz nota do Metrô de São Paulo.
RACISMO NA ESTAÇÃO DE METRÔ ANA ROSA
— fernanda (@fefeiaaa) May 2, 2022
Essa mulher foi racista com uma família do RJ que está passando férias em SP
Ela disse pra eles que “preto passa doença”
A desgraçada foi escoltada pela PM para delegacia
Pena que não consegui filmar o rosto (disseram que ela é gringa) pic.twitter.com/t9zkxG9Uti
Por Ivan Longo - revistaforum