Rádio Clube de Parintins se torna a primeira emissora do Amazonas a operar com energia solar

Iniciativa marca avanço em sustentabilidade, inovação tecnológica e ampliação da comunicação digital

Rádio Clube de Parintins se torna a primeira emissora do Amazonas a operar com energia solar Fotos: Divulgação Notícia do dia 06/03/2026

Dando mais um passo rumo à modernidade e à sustentabilidade, a Rádio Clube de Parintins se tornou a primeira emissora do Amazonas a funcionar com energia solar. A inauguração do sistema de placas solares ocorreu na manhã desta sexta-feira (6), nas dependências da emissora.

 

A implantação do novo sistema de energia faz parte do compromisso da Rádio Clube em evoluir continuamente, buscando sempre oferecer informação e entretenimento de qualidade à população, aliando inovação tecnológica e responsabilidade ambiental.

 

 

O sócio-proprietário da emissora, Gil Gonçalves, destacou que a instalação das placas solares representa mais um avanço no processo de modernização da rádio. Segundo ele, a iniciativa também abre caminho para novos projetos de expansão digital.

 

 

“Depois de instalarmos a energia solar, vamos dar mais um passo importante que é ampliar nossa presença na internet. Nossos programas também serão transmitidos nas redes sociais por meio de um canal no YouTube que vamos criar”, afirmou.

 

De acordo com Gil Gonçalves, essas mudanças fazem parte de um processo de adaptação às novas demandas da comunicação e da competitividade do setor, mantendo a Rádio Clube atenta às transformações que ocorrem no mundo.

 

O diretor da emissora, Glauber Gonçalves, ressaltou que a implantação da energia solar representa um investimento estratégico para ampliar os projetos da rádio.

 

 

“Com uma energia de qualidade conseguimos ampliar os investimentos da emissora. A energia solar permitirá fortalecer nossa estrutura e ampliar nosso alcance em outras plataformas, como o YouTube”, destacou.

 

Responsável pela instalação das placas solares, Israel Teixeira afirmou que a partir de agora a Rádio Clube entra definitivamente na era da energia renovável.

 

“A Rádio Clube entra na era da energia renovável. Ela passa a ser autossustentável em questão de energia. Hoje a rádio possui 123 painéis de 700 watts, com inversor de 60, gerando atualmente uma média de 9 a 10 mil quilowatts de energia”, explicou.

 

 

Radialista e vice-prefeita de Parintins, Vanessa Gonçalves também celebrou a implantação do novo sistema e ressaltou a importância da iniciativa para o futuro da emissora.

 

“Que orgulho desses investimentos. Tenho certeza de que o papai e o vovô estão comemorando no céu mais esse passo tão importante para a rádio. Sabemos o quanto é significativo trazer a energia solar para dentro da Rádio Clube”, declarou.

 

Vanessa também parabenizou o sócio-proprietário Gil Gonçalves e o diretor da emissora, Glauber Gonçalves, pelos investimentos realizados.

 

“Quero parabenizar o tio Gil, nosso grande sócio, e o diretor Glauber por trazerem investimentos tão importantes. A Rádio Clube sempre esteve à frente, pensando em novos avanços, e isso demonstra muito compromisso”, afirmou.

 

A implantação da energia solar faz parte do planejamento dos atuais sócios-proprietários que comandam a emissora. Esse processo de modernização teve início ainda com o proprietário da rádio, Glaucio Bentes Gonçalves, que estabeleceu as bases para o crescimento e fortalecimento da comunicação da emissora.

 

Energia limpa

 

A energia solar é gerada a partir da luz e do calor emitidos pelo sol e é considerada uma das fontes de energia limpa mais promissoras da atualidade. Com a implantação do sistema fotovoltaico, a Rádio Clube passa a utilizar uma fonte renovável para o funcionamento de suas atividades.

 

Além de reduzir impactos ambientais, a iniciativa reforça o pioneirismo da emissora na comunicação regional e contribui para práticas mais sustentáveis no setor de radiodifusão.