
A primeira edição do Prêmio United Earth Amazônia, o Prêmio Nobel Verde, foi realizado no Teatro Amazonas, em Manaus, nesta segunda-feira (27). O evento contou com a presença do rei Roberto Carlos, que foi homenageado, junto com seu fiel parceiro, Erasmo Carlos (in memorian), pela música 'Amazônia', uma composição feita pela defesa ao meio ambiente.
Roberto e Erasmo foram premiados pela contribuição que ambos fizeram, por meio de sua obra musical, à conservação da Amazônia. Falecido em novembro do ano passado, Erasmo Carlos foi representado pelo seu filho Leonardo Esteves.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente e diretor-executivo da United Earth, Marcus Nobel, e representantes da LCTM BrandBuilders, uma das instituições que criaram o prêmio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/p/Q/WDzyo3QRSQEughqLBWYQ/premio-roberto-carlos-1-.jpg)
Roberto Carlos participou do lançamento da premiação. — Foto: Clóvis Miranda / Semcom
Durante o discurso de abertura, o prefeito de Manaus, David Almeida, ressaltou que o prêmio é um reconhecimento importante para o trabalho realizado em Manaus e o seu protagonismo nas futuras discussões ambientais.
“Por que deste prêmio? Porque nós vivemos na maior floresta tropical, no estado mais preservado, na maior cidade da floresta amazônica. Então, nós somos a capital da Amazônia. Esse prêmio, esse reconhecimento e essa luta que agora se unem conosco o Marcus (Nobel), o Ruberson e o Sérgio, é para que essa realidade de dentro das fábricas saia dos muros e chegue nas pessoas, nós queremos fazer com que as discussões sejam das portas de dentro para fora, somos os protagonistas do meio ambiente, somos os maiores preservadores, temos o que ensinar para o Brasil e para o mundo. Eu agradeço a escolha da nossa cidade para ser a primeira do mundo a receber o Prêmio Nobel Verde”, disse Almeida.
A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazônia uma referência como acontece com o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta, tendo o bioma Amazônia como uma diretriz e salvaguarda. Os organizadores pretendem realizar uma cerimônia anual e levar a iniciativa para outras cidades do mundo, de forma que se torne um prêmio global com características de cada localidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/c/S/TZsHrMSaSGE69cPPKZag/52716356501-6e19d5c419-k.jpg)
Prefeito destaca protagonismo de Manaus na preservação ambiental durante cerimônia do Prêmio Nobel Verde — Foto: Clóvis Miranda / Semcom
Segundo Rubenson Chaves, representante institucional da LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazônia, Manaus foi escolhida e anunciada como sede, em outubro do ano passado, por ser a “Capital da Amazônia”.