Rossy Amoedo assumiu o Caprichoso dia 24 de agosto de 2023
Notícia do dia 25/08/2023
Não posso deixar de registrar de maneira pessoal a conquista de Rossy Amoedo como presidente do Boi Bumbá Caprichoso, um boi que sempre dá trabalho ao meu Garantido. Muitas lembranças vêm à mente dos nossos tempos no Bairro de Nossa Senhora de Nazaré, especialmente na Rua Itacoatiara, vizinhos próximos do Jardim de Infância Pequenino de Nazaré e da majestosa Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
Rossy Amoedo, aquele curumim ou moleque filho de Dona Iolanda e Seu Rossi, agora realizou o sonho de uma geração de artistas.
Os artistas do Caprichoso e do Garantido são os "filhos da arte" de Seu Jair Mendes, do irmão Miguel de Pascalle, de Juarez Lima, Vandir Santos, Jairzinho Mendes e tantos outros, que são os heróis pioneiros desses bois.
Cada artista, além do sonho de criar as melhores alegorias e evoluções no galpão, começou a sonhar mais alto. Com a modernização dos bois, as aprendizagens e as trocas de experiência nos Carnavais do Rio e de São Paulo fizeram com que esses artistas, que souberam aproveitar, se tornassem também empreendedores e gestores. Por isso, a chegada de Amoedo é a cereja do bolo de toda uma geração.
Rossy Amoedo, desde sua adolescência, começou a construir uma família com Juliana Amoedo. Ele é da mesma geração que meus irmãos José Adson e Manoel Nadson e todos eles são caprichosos.
Adson mora e vive em Manaus, nossa capital do Amazonas, há mais de 30 anos, e Nadson seguiu um caminho similar.
Lembro que na época do festival, ainda no final dos anos 80, alguns adolescentes e jovens como Adson, Juliano Santana o Petro Velho, Frank (irmão do Luizinho), Baixote do Chico da Beira e muitos outros realizaram as primeiras disputas de bois em miniatura entre o Caprichoso e o Garantido, com réplicas em miniatura.
Era uma festa de crianças, cada um se esforçando para superar o outro. Assim nasceu o movimento do Boi Miniatura em Parintins, entre 1988 e 1992.
Hoje, temos os Bois Miniatura dos Bairros Itaúna e Dejard Vieira, o que é uma grande conquista. Afinal, as crianças precisam de sonhos para crescer e se realizar. Petro Velho, filho de Seu Balanga e Dona Silvana, tornou-se até vereador duas vezes na Ilha, além de ser um comunicador de destaque no Amazonas.
Adson é um empreendedor nato no Bairro do Coroado e um grande artista.
Voltando àquela época, também no final dos anos 80, fomos morar no Bairro de São Vicente de Paulo, onde até hoje a Mamãe Ladir Lima mantém a residência, na mesma casa da Rua Acioly Teixeira. No entanto, não perdemos o contato com essa turma.
O campo da Gávea e o Campo do Londrina eram os pontos de encontro para essa galera mais veterana do que eu. Era onde jogávamos nos fins de tarde e aos domingos de manhã.
Rossy Amoedo é um grande parceiro do meu irmão gêmeo, jornalista e radialista Judson Lima, tanto na área esportiva quanto no próprio Boi Caprichoso.

Apesar do crescimento profissional, intelectual e social, de assinar e executar grandes trabalhos nacionais e regionais, que exigem tempo, deslocamento e mudança, Rossy nunca deixou suas raízes no Bairro de Nossa Senhora de Nazaré.
Dessa forma, meu colega, desejo a você muito sucesso nessa nova fase da vida como gestor do Caprichoso. Claro, desejo vitórias, mas apenas vice-campeonatos para o teu Caprichoso. Grande sucesso, filho de Dona Iolanda e Seu Rossi.
Hudson Lima é jornalista