Raimundo Reis Ferreira faz 60 anos de vida pública em 2024
Notícia do dia 01/02/2024
DA REDAÇÃO: Raimundo Reis Ferreira, que no mês de março completa 81 anos de idade, é sem dúvida, o político mais longevo na Ilha de Parintins atualmente. Xibiu, como é chamado, completa em 2024 exatos 60 anos envolvido na política. Ele começou a vida política ainda adolescente, dizem aprendeu com os professores Padre Januário e Dom Arcângelo Cerquar, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. Depois como professor e Bancário só aperfeiçoou.
Eleito pela primeira vez para o cargo de vereador em 1964 aos 19 anos, Raimundo Reis foi vereador junto com Gláucio Bentes Gonçalves e a vereadora Geminiana Campos Bulcão Bringel. Na época, o prefeito era Raymundo Dejard Vieira. O "apelido e agrado" Xibiu foi da época de jogador do Sulamérica, quando ele era chamado de Xibiuzinho.
Xibiu ganhou a prefeitura de Parintins em duas oportunidades; a primeira em 1977, foi eleito tendo o barbeiro Paulo Vitorino de Menezes como vice-prefeito (que é pai do atual vereador Fernando Menezes). Raimundo Reis renunciou ao cargo em 1982, e o prefeito tornou-se Paulo Vitorino.
Reis foi candidato a deputado estadual na eleição de 1986 e dessa vez conquistou vaga na Assembleia Legislativa.
Depois, retornou a governar a prefeitura de Parintins, vencendo a eleição de 1992. Governou de janeiro de 1993 até 31 de dezembro de 1996. O vice de Raimundo Reis foi o médico Osvaldo Ferreira. Participa de todas as eleições de Parintins, sendo candidato, cabo eleitoral ou articulador político.
Xibiu ajudou na articulação na primeira campanha do prefeito Bi Garcia, em 2004. De quem foi inclusive secretário. Depois seguiu outros caminhos. No ano de 2018 deu apoio na campanha de Wilson Lima, na cidade de Parintins.
Ao analisar a futura disputa pela prefeitura de Parintins, que vai ocorrer até outubro de 2024, Raimundo Reis é curto e rápido: Sem união, apoio e recursos, Mateus Assayag será o próximo prefeito de Parintins.
Segundo Raimundo Reis, "há 50 anos, ninguém virou prefeito sem apoio da Prefeitura de Parintins, ou da Prefeitura de Manaus, ou do Governo do Estado. É mais fácil ganhar a Prefeitura de Manaus do que a de Parintins. Os dados estão aí. E hoje quem tem estrutura definida é o Mateus, com o apoio do prefeito Bi, que tem desgaste mas tem grana e estrutura da máquina e sabe usar isso como poucos", diz.
"Vamos avaliar a oposição que hoje está dividida com vários candidatos. Cabe umas perguntas. A oposição vai se unir? Sairá com um só candidato? O governador (Wilson Lima) vai gastar 10 milhões com essa candidatura única da oposição? Como vai ser gasto esses 10 milhões? Já vi candidato rico em Parintins perder eleição por não saber gastar. Tem tudo isso. Concluindo o papo. Se a resposta for não, o futuro prefeito de Parintins será o Mateus. Assim avalio, mas aprendi também que cada eleição é uma lição", analisou Raimundo Reis.
O vereador Mateus Assayag é o candidato a ser indicado pelo prefeito de Parintins. Pelo grupo do governador Wilson Lima, tem o vereador Massilon Cursino, a vereadora Brena Dianná, a ex-secretária Michele Valadares, o cantor e apresentador Israel Paulain, o advogado Juscelino Melo Manso. Ainda pelo MDB, a empresária Márcia Baranda e pelo PT, o professor Kleber Britto e Joselito Araújo.
Texto: Hudson Lima Jornalista DRT-AM 0001658
(92) 991542015